São João de Santa Luzia terá série de eventos durante todo o mês de junho
Santa Luiz é uma das cidades paraibanas destacadas no mapa nacional do turismo - Foto: Felipe Cabral

A cidade de Santa Luzia está entre os municípios da Paraíba inseridos na nova configuração do Mapa do Turismo Brasileiro. Recentemente, o Estado conseguiu inserir mais três cidades na classificação, passando de 59 para 62 cidades distribuídos em 11 polos turísticos divididos por região. 

Santa Luzia está inserida na região do Vale dos Sertões, ao lado das cidades de Patos, Brejo do Cruz, Maturéia, Quixaba, Salgadinho e São José do Brejo do Cruz. A região do Brejo concentra o maior número de cidades. Ao todo, são 14, entre elas, Alagoa Nova, Areia, Pilões, Remígio, Guarabira, Matinhas, Pilões, Serraria e Solânea. O Cariri vem em seguida com 10 municípios incluindo Boqueirão, Monteiro, Cabaceiras, Soledade e Taperoá. 

A lista completa das cidades e regiões pode ser conferida no link. 

Na nova atualização, 21 municípios não cumpriram os requisitos exigidos pelo Ministério do Turismo e ficaram fora do Mapa. A Secretaria Estadual do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde) alerta que outros três municípios precisam ficar atentos ao prazo para renovação da documentação. São eles: Brejo do Cruz, Poço de José Moura e São José de Piranhas. 

O secretário de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Miguel Ângelo, destacou o esforço dos envolvidos para ampliar o número de municípios contemplados no Mapa. “É importante destacar a parceria com o Sebrae, através dos Agentes e Roteiros Turísticos que têm potencializado ainda mais a interiorização do turismo no nosso estado. Acredito que agora, na condição de secretário, além de interlocutor, a gente vai conseguir dar um fôlego ainda maior a este processo de inserção dos municípios paraibanos no Mapa oficial do turismo brasileiro”. 

O secretário executivo do Turismo, Delano Tavares, enfatizou que a inclusão de novos municípios no mapa visa atrair investimentos para infraestrutura, promover eventos culturais locais, preservar patrimônios históricos e naturais, além de gerar empregos e renda para as comunidades locais. 

CRITÉRIOS 

Para entrar ou permanecer no Mapa, a Gestão Municipal deve enviar documentação que comprove a existência do órgão responsável pelo turismo em sua estrutura administrativa; destinar dotação orçamentária para o turismo na LOA e QDD; possuir Conselho Municipal de Turismo ativo e atualizado; comprovar a participação em uma Instância de Governança regional e possuir pelo menos um prestador de serviço do segmento com cadastro ativo no Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. Todos os dados enviados pelos municípios são analisados e validados pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado. 

SANTA LUZIA É DESTAQUE  

A cidade de Santa Luzia, no Sertão da Paraíba, teve avanços recentes no setor turístico. Recentemente, a cidade foi incluída no Mapa do Turismo Brasileiro pelo Ministério do Turismo, atendendo a critérios essenciais para o desenvolvimento municipal nessa área. 

Entre as iniciativas que impulsionaram esse crescimento turístico em Santa Luzia estão a realização de campanhas de promoção do destino, parcerias com a iniciativa privada e grupos locais, o projeto “Conecta Turismo” para mapeamento do trade turístico, mobilização do trade com reuniões frequentes, participação em eventos estaduais e feiras, e a inserção na instância de governança regional Vale dos Sertões, dentre outras ações. 

O município implementou o projeto “Conhecer para Valorizar”, um projeto de sensibilização turística para os jovens e crianças, realiza campanhas informativas sobre o Cadastur, realizou a criação da Sala do Turismo no Centro Cultural Padre José Santana, capacitações na área do turismo, inclusão na rota dos festejos juninos em parceria com o governo do Estado e SEBRAE, promoção do cicloturismo, e o projeto “Eu Cuido da Minha Cidade” para preservação dos atrativos naturais. 

Concluída no último domingo (27), a edição do São João de Santa Luzia 2024, tradicional festa na cidade, registrou uma ocupação na rede de hospedagem de 100%, favorecendo a geração de mais empregos, renda e contribuindo para o desenvolvimento econômico local.