Lula
Foto: Ricardo Stuckert

Em fevereiro, o índice estava em 20%; petista tem 36% de aprovação, segundo o levantamento

Levantamento Genial/Quaest divulgado nesta quarta-feira (19) aponta que o governo Lula (PT, foto) tem 36% de aprovação e 29% de reprovação. Outros 29% consideram a gestão do petista regular, e 6% não sabem ou não responderam à pergunta. Foram ouvidas 2.015 pessoas entre quinta-feira (13) e domingo (16). A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Em relação à sondagem de fevereiro, houve crescimento na avaliação negativa. Antes, o presidente tinha 40% de aprovação e 20% de reprovação. Além disso, 24% disseram considerar o governo Lula regular, e 16% dos entrevistados não souberam ou não responderam na ocasião.

A pesquisa indica que a aprovação do petista oscilou negativamente na maior parte das regiões, com exceção do Centro-Oeste e do Norte, onde o número daqueles que avaliam positivamente o governo oscilou um ponto percentual para cima, passando de 32% para 33%. No entanto, na mesma região, a reprovação subiu de 23% para 37%.

Questionados sobre o comportamento de Lula à frente do cargo, 53% disseram concordar com as atitudes do presidente, enquanto 40% desaprovam, e 7% não souberam ou não responderam. Na sondagem anterior, o petista marcou 65% de aprovação em relação os seus atos, contra 29% de reprovação. Ou seja, houve queda de 12 pontos percentuais entre os que concordam com o comportamento do chefe do Executivo.