A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (05) que depois de mais de três anos da declaração de que a Covid-19 seria uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional a doença já não recebe mais este título de alerta. O título é o mais alto declarado pela OMS em caso de doenças e foi removido, mas a organização reforça que a doença segue sendo classificada como uma pandemia.
Leia mais: Deputado ucraniano soca russo após ter bandeira roubada -VEJA VÍDEO
Pelas estimativas da organização, desde então, a doença matou mais de 7 milhões de pessoas em todo o mundo, um número que pode ser ainda mais alto. A decisão não altera o título de pandemia de Covid, que só foi declarado meses mais tarde, em março do mesmo ano.
Isso porque a ESPII é um termo técnico que passa por diversos critérios até ser decretado. A designação é bastante importante para coordenação de esforços de saúde pública internacionais. Já o termo pandemia é diferente e faz referência a disseminação mundial de uma nova doença, quando vários continentes têm uma transmissão sustentada do surto.