O governo ucraniano anunciou a retomada de oito localidades ao longo das duas últimas semanas. Segundo a vice-ministra da Defesa ucraniana, Hanna Maliar, a área num total de 113 quilômetros quadrados fica nas regiões de Berdiansk e Melitopol. A informação foi anunciada pela vice-ministra através de canal no Telegram.
As declarações são dadas depois de Kiev ter anunciado que reconquistou a vila de Pyatykhatky, em Zaporizhia, na frente sul do conflito. Vários soldados ucranianos continuam entrincheirados no local, enquanto são alvos de ataques russos. Em vídeo divulgado nesta segunda-feira nas redes sociais, soldados ucranianos seguram bandeiras do país enquanto afirmam ter reconquistado Pyatykhatky. “As forças da Brigada 128 afastaram os russos da vila de Pyatykhatky. Os russos fugiram, deixando para trás equipamentos e munições. Glória à Ucrânia”, diz um deles.
Na noite desse domingo (18), o presidente Volodymyr Zelensky elogiou as forças ucranianas por repelir com eficácia os ataques inimigos perto de Avdiivka. “O setor de Avdiivka tem sido muito eficaz ao repelir ataques” disse o presidente. Segundo o chefe da administração militar da cidade mineira de Avdiivka, as tropas ucranianas avançaram cerca de um quilômetro nas últimas semanas.
Em seu discurso na noite passada, Zelensky disse que a frente de batalha em Tavria era “a mais brutal” e expressou gratidão para com os soldados que lutam nesse e em outros locais do país.
Leia mais: Rússia anuncia vitória militar contra forças ucranianas em Donetsk, Kiev nega