Imagem de mulheres no carnaval de João Pessoa

Para deixar claro que assédio, importunação sexual e qualquer forma de desrespeito às mulheres não serão tolerados no Carnaval, o Ministério das Mulheres articulou as secretarias estaduais de políticas para as mulheres com o objetivo de ampliar a campanha “Se liga ou eu ligo 180”.

A iniciativa busca estimular a população a não ignorar casos de violência e assédio durante a festa, reforçando que nada — seja a roupa da foliã ou o consumo de bebida alcoólica — justifica esse tipo de conduta.

De acordo com a pasta, em ambientes com grande concentração de pessoas, como blocos e shows, são frequentes denúncias de beijos forçados, toques sem consentimento, apalpamentos, investidas insistentes e comentários de cunho sexual. Além de constranger e violar direitos, essas atitudes podem resultar em responsabilização criminal.

Até o momento, 18 estados de todas as regiões do país aderiram à mobilização: Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Ações previstas

Nos estados participantes, foram montadas tendas e pontos de apoio em locais de grande circulação. Nesses espaços, há faixas com mensagens como “Se liga ou eu ligo 180” e “Violência contra a mulher é crime. Denuncie. Ligue 180. Em caso de urgência, ligue 190”.

Também estão sendo distribuídos materiais informativos e brindes — como adesivos, fitas, tatuagens temporárias, pulseiras e viseiras — além de orientações sobre os serviços públicos de acolhimento e proteção às mulheres.

Outra ação do Ministério inclui a instalação de balões infláveis de grande porte em avenidas de várias capitais brasileiras.

A campanha ainda conta com o envio de mensagens para celulares de mulheres em sete cidades que concentram grandes eventos carnavalescos: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Recife, Olinda e Maceió, reforçando a divulgação do Ligue 180 durante o período festivo.