O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quinta-feira (25), a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como a nova líder do governo no Senado Federal. A parlamentar assume o posto após a saída de Jaques Wagner (PT-BA), que deixou a função na quarta-feira (24).
A confirmação foi feita por Lula por meio das redes sociais. Na publicação, o presidente afirmou que Teresa terá a responsabilidade de conduzir a articulação política do governo na Casa e buscar apoio para a aprovação de propostas consideradas estratégicas pelo Palácio do Planalto.
Entre as prioridades citadas pelo chefe do Executivo estão o projeto que propõe o fim da escala de trabalho 6×1 e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública.
A mudança na liderança ocorre dias após Jaques Wagner ser alvo de uma operação da Polícia Federal no âmbito das investigações relacionadas ao caso Banco Master. Conforme as apurações, o senador é suspeito de ter recebido vantagens indevidas do banqueiro Augusto Ferreira Lima, ex-sócio da instituição financeira.
✅ Clique aqui para acompanhar o canal do Poder Paraíba no Whatsapp
Jaques Wagner nega qualquer irregularidade. Após a operação, declarou estar “absolutamente tranquilo” e afirmou confiar que os fatos serão esclarecidos durante o andamento das investigações.
Com a nomeação de Teresa Leitão, o governo busca preservar a articulação da base aliada no Senado em um momento considerado decisivo para a votação de projetos prioritários da gestão federal.
Eleita senadora por Pernambuco em 2022, Teresa Leitão é uma das principais lideranças do PT no Nordeste e passa a ocupar um dos cargos mais relevantes da articulação política do governo no Congresso Nacional.



