Antigo Colégio Nossa Senhora das Neves sediará a fundação Parque Tecnológico Horizontes de Inovação - Foto: GovPB
Atualmente em obras de restauração, antigo Colégio Nossa Senhora das Neves sediará a fundação Parque Tecnológico Horizontes de Inovação - Foto: GovPB

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, abriu inscrições de três editais voltados para 50 startups: o primeiro é para Incubação no Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, com 20 vagas; o outro edital é o Conectando Startups, destinado à Economia da Longevidade, com 20 vagas, e Transição Energética, com 10 vagas. Todos são desenvolvidos em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), cujos investimentos são de R$ 4,5 milhões.

Poderão participar startups de base tecnológica que tenham CNPJ ativo de no máximo dois anos de existência anteriores à data de inscrição. Além disso, também poderão participar empreendedores com ideias inovadoras e que estejam aptos a construir uma empresa, com sede na Paraíba.

Programa de Incubação no Parque Tecnológico Horizontes de Inovação – 20 vagas

As inscrições estão abertas e vão até 1º de agosto. Os empreendedores interessados devem se inscrever preenchendo o formulário online ACESSE AQUI.

O processo de incubação dos selecionados será dividido em duas etapas: a pré-incubação virtual, onde os empreendedores terão a oportunidade de aprimorar as suas ideias, receber suporte técnico e mentorias especializadas em ambiente virtual de maneira remota; e a incubação em ambiente físico ou virtual, fase que ocorrerá no espaço físico do Parque Tecnológico, onde será proporcionado um ambiente de trabalho colaborativo, infraestrutura tecnológica e networking para impulsionar o crescimento das startups selecionadas.

Para mais informações acesse o edital completo no site da Secties na aba de editais.

Conectando Startups – Economia da Longevidade e Transição Energética

As startups selecionadas receberão aporte financeiro de até R$ 150 mil com prazo de execução de até 12 meses. Além disso, os empreendedores receberão o benefício de poder apresentar os seus projetos a líderes de investimentos no setor de Economia da Longevidade durante a fase de desenvolvimento dos projetos; ter acesso aos laboratórios de certificação instalados no Estado da Paraíba; e acesso ao Programa Paraíba Sem Fronteiras.

As inscrições estão abertas e vão até 25 de julho. Os empreendedores interessados devem se inscrever através do SIGFAPESQ, no seguinte link: https://sigfapesq.ledes.net.

Economia da Longevidade – 20 vagas

Poderão participar startups de base tecnológica, com CNPJ ativo, de qualquer atividade econômica, que apresentem competência tecnológica para solucionar os desafios resultantes do processo de transição demográfica e envelhecimento da população. O foco será nas seguintes linhas de pesquisa: Saúde e Bem-Estar Sênior; Inclusão Ativa e Mobilidade; Assistência Domiciliar e Segurança; Educação e Capacitação Contínua; Tecnologia Acessível para a Terceira Idade. O edital completo acesse AQUI.

Transição Energética – 10 vagas

Poderão participar startups de base tecnológica, com CNPJ ativo, de qualquer atividade econômica, que apresentem competência tecnológica para solucionar os desafios nas seguintes temáticas: energias renováveis; eficiência energética; descarbonização; digitalização; transição justa; integração de setores.