Ministro do Turismo visita os principais polos de Carnaval do país e evidencia a força do setor na economia nacional
Gustavo Feliciano esteve com Lula na Marquês de Sapucaí, no Carnaval do Rio - Foto: Assessoria

O ministro do Turismo, o paraibano Gustavo Feliciano, percorreu presencialmente alguns dos principais polos carnavalescos do Brasil acompanhando a movimentação de turistas e os impactos econômicos da festa. A agenda começou na Paraíba e passou por Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Paraibano, Feliciano abriu a programação na tradicional quarta-feira de fogo das Muriçocas do Miramar, em João Pessoa, ao lado do governador João Azevêdo e do prefeito Cícero Lucena. O bloco, que neste ano completou 40 anos, levou milhares de foliões à Avenida Epitácio Pessoa, a Via Folia, marcando a abertura das prévias carnavalescas da capital, recebendo recursos diretos da pasta.

Na quinta-feira, o ministro acompanhou a abertura do Carnaval de Salvador ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, e do prefeito Bruno Reis. Durante o evento, Feliciano destacou o papel social e econômico da festa.

“O Carnaval de Salvador é muito mais que uma das maiores festas populares do planeta: é motor econômico, ferramenta de inclusão e de desenvolvimento tendo o turismo como grande aliado, além da expressão viva de um movimento social que ajudou a moldar a identidade cultural do Brasil”, afirmou.

No sábado, o ministro esteve no Recife, onde foi recebido pela governadora Raquel Lira e do prefeito da cidade, João Campos, para acompanhar de perto o Galo da Madrugada ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A presença teve caráter institucional e integrou o acompanhamento das ações federais voltadas ao aumento do fluxo de visitantes e à promoção do destino Pernambuco.

O Galo reúne cerca de 2,5 milhões de foliões e movimenta diretamente hotelaria, bares, restaurantes, transporte, comércio informal e serviços turísticos.

No domingo, no Rio de Janeiro, o ministro acompanhou os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, integrando a comitiva oficial convidada pela prefeitura carioca. Durante a visita, Gustavo observou a operação turística montada para receber visitantes nacionais e estrangeiros, incluindo a logística de acesso ao Sambódromo, rede hoteleira e serviços voltados ao público internacional, um dos principais indicadores do fluxo turístico no período.

Gustavo Feliciano esteve com Lula no Galo da Madrugada – Foto: Assessoria

Segundo estimativas do Ministério do Turismo, mais de 65 milhões de foliões participaram do Carnaval em todo o país, crescimento de 22% em relação a 2025. Apenas os principais polos — Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Recife e Olinda — concentraram mais de 40 milhões de pessoas, ampliando a ocupação hoteleira e a demanda por serviços.

Levantamentos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da FecomercioSP indicam que o Carnaval de 2026 pode movimentar R$ 18,6 bilhões em fevereiro, alta de 10% em relação ao ano anterior. Se confirmado, será o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica, em 2011.

Sobre as agendas

A presença do ministro Gustavo Feliciano teve como objetivo acompanhar de perto o funcionamento da cadeia turística durante o período e avaliar resultados da atividade, reforçando o Carnaval como um dos principais indutores de emprego, renda e movimentação econômica no país, com investimentos diretos do Governo Federal.

Veja também: