Médicos especialistas realizaram cirurgias bariátricas em cinco pacientes inscritos no programa Metabólica Jampa.
Médicos especialistas realizaram cirurgias bariátricas em cinco pacientes, no Hospital Santa Isabel

Referência no tratamento de pacientes com obesidade grave, o Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) realizou com sucesso, na tarde desta sexta-feira (12), cirurgias bariátricas em cinco pacientes inscritos no programa. A realização dos procedimentos ocorreu dentro da programação do Metabólica Jampa 2024, evento pioneiro organizado pelo serviço da unidade hospitalar e que reuniu profissionais de renome nacional.

Foram oferecidas aos pacientes o que há de mais avançado e mais recente para casos graves de obesidade, destacou o cirurgião bariátrico Geraldo Camilo Neto, que coordena o Serviço de Cirurgia Bariátrica do hospital. “Foram cinco cirurgias muito bem-sucedidas e executadas. A gente trouxe para João Pessoa uma discussão de altíssimo nível científico sobre cirurgia bariátrica metabólica, sobre tratamento cirúrgico da obesidade e oferecemos aos pacientes do programa de cirurgia bariátrica do Hospital Santa Isabel o que há de melhor, de mais avançado e mais recente em cirurgias para quadros graves de obesidade. Foi uma tarde muito produtiva que vai marcar o nosso serviço”, disse.

A diretora-geral do Santa Isabel, a médica Adriana Lobão, comemorou o sucesso do Metabólica Jampa 2024. “Foram demonstradas aqui técnicas cirúrgicas avançadas, além de equipamentos de anestesia de ponta. O Santa Isabel está na vanguarda dessas cirurgias e técnicas modernas que beneficiam os nossos pacientes”, disse.

Mais de 20 cirurgiões bariátricos participaram das cirurgias, além de diversos profissionais, como anestesistas e enfermeiros. Três salas cirúrgicas foram utilizadas exclusivamente para os procedimentos.

Entre os profissionais estavam médicos que desenvolveram técnicas importantes e têm histórico na Paraíba, como o cirurgião Augusto Almeida Júnior, um dos pioneiros em cirurgia bariátrica no Estado. Ele parabenizou o hospital pela realização do evento. “Temos profissionais hoje aqui de todo o país. O Santa Isabel está de parabéns por este curso teórico-prático, onde a primeira parte foi a discussão dos casos dos pacientes que foram operados. Pela manhã discutimos a melhor cirurgia, a melhor técnica para cada um dos pacientes. Foram cirurgias complexas e tudo ocorreu muito bem”, frisou o médico.

O cirurgião Juliano Canavarros, presidente eleito da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), que atualmente ocupa a vice-presidência da entidade – ele assume em janeiro de 2025 a presidência -, participou das cirurgias. Além de estimular o conhecimento científico, essa iniciativa, afirmou, ajudou os usuários da rede municipal de saúde que precisavam dos procedimentos. “Parabéns à Paraíba, a João Pessoa, por estar estimulando o conhecimento científico e ajudando pessoas que precisam ser operadas. É fantástica a iniciativa do Hospital Santa Isabel. Estamos aqui quase que fazendo um esquenta para o que vai acontecer em outubro”, disse o médico, informando que João Pessoa vai sediar, de 23 a 25 de outubro, o Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do país.

Outro participante, o cirurgião do aparelho digestivo Luis Antônio Fonseca destacou a relevância dos temas discutidos e dos procedimentos realizados. “Foi um encontro onde apresentamos técnicas novas, com resultados diferenciados, fazendo com que exista mais segurança para o paciente e mais efetividade dos procedimentos cirúrgicos”, garantiu.

O cirurgião bariátrico Luis Fernando Córdova ressaltou o caráter social do Metabólica Jampa 2024 promovido pelo Hospital Santa Isabel. “Além do benefício científico para todos nós que estamos aprendendo com a experiência de vários colegas do Brasil, você beneficia pacientes. São pacientes do SUS, que estavam na fila, esperando. Então, tem um caráter muito social nesse tipo de evento. E são casos extremos. Não são aqueles pacientes do dia a dia, que têm obesidade moderada ou grave. São pacientes com super obesidade”, declarou.

Vida com mais qualidade

O profissional autônomo Paulo Azevedo, de 37 anos, foi um dos pacientes beneficiados com a realização do procedimento. Enquanto se preparava para entrar no bloco cirúrgico, Paulo demonstrava ansiedade e esperança de uma vida com mais qualidade.

“Estou me preparando há 4 meses para a cirurgia, mas já esperava há muito tempo por esta oportunidade. Tive acompanhamento de vários profissionais do Santa Isabel, como com a psicóloga que me ajudou muito a ter mais calma e me preparar mentalmente para o procedimento. Também fui acompanhado por uma nutricionista e endocrinologista e finalmente chegou o dia. Estou muito ansioso, mas com a certeza de que ganharei mais qualidade de vida após a bariátrica”, disse.

Após o procedimento, todos os pacientes foram encaminhados, por segurança, para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Eles devem deixar o hospital no domingo (14).

Evento

O  Metabólica Jampa 2024 foi uma parceria da Prefeitura de João Pessoa, por meio do Hospital Santa Isabel, com a Unimed João Pessoa e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).