O Itabaiana-SE fez o “dever de casa” e venceu o Treze-PB por 3 a 1 na tarde deste domingo (25), no Estádio Etelvino Mendonça, em Itabaiana-SE, na primeira partida das quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série D. Com o resultado, o Tremendão Sergipano pode perder por até um gol de diferença no segundo jogo, marcado para a próxima semana em Campina Grande/PB, para chegar às semifinais e garantir o acesso à Série C de 2025.
No jogo desta tarde em Itabaiana, o time sergipano definiu o placar no primeiro tempo, fazendo 3 a 1, com gols de Cleiton, Gustavo Schutz e Kadu Barone, enquanto Thiaguinho diminuiu para o Galo da Borborema nos acréscimos. O time do Treze ainda teve um jogador expulso. A decisão da vaga para as semifinais está em aberto para o segundo jogo, marcado para o Estádio Amigão na próxima semana.
TREMENDÃO ABRE 3 A 1
O Itabaiana-SE começou com tudo o duelo e, com cinco minutos, fez 1 a 0 em uma boa jogada de Chiquinho Alagoano, que serviu o atacante Cleiton. Ele soltou a bomba, sem chances para o goleiro Igor Rayan, 1 a 0 para o Tremendão. O Galo da Borborema tentou responder em um chute forte de Thiago Alagoano em cobrança de falta, que exigiu boa intervenção do goleiro Jefferson, do Itabaiana-SE. No minuto seguinte, o Itabaiana tentou sem sucesso com Gustavo Schutz, de cabeça, e logo depois novamente de cabeça com Gabriel Caran.
Os dois times insistiam no jogo aéreo: aos 18 minutos foi a vez de Wallace Pernambucano testar para fora em tentativa do Treze. O jogo estava equilibrado no Mendonção. O Itabaiana arriscou aos 27 em um chute de Leilson para fora. Aos 28, Schutz sofreu uma entrada forte de Arthur, em bom ataque do Itabaiana; o árbitro de vídeo foi consultado e o árbitro mineiro Paulo Cesar Zanovelli acabou expulsando o jogador do Treze dois minutos depois.
Com um jogador a mais, o Tremendão foi ao ataque e fez 2 a 0 com Gustavo Schutz, após boa assistência de Cleiton, aos 33 minutos. O segundo gol mexeu com o Treze, e, em um contragolpe bem arquitetado aos 38 minutos, Cleiton cruzou, a bola tocou na mão de Copetti, e o árbitro marcou pênalti para o Itabaiana.
Na cobrança, Kadu Barone ampliou aos 40 minutos para o time sergipano, 3 a 0. Ainda houve tempo para uma pressão final do Galo. Em ataque perigoso, aos 47, Gui Campana tentou o chute, que foi interceptado pelo goleiro Jefferson. O Galo insistiu e diminuiu o placar aos 49 minutos com Thiaguinho, completando um bom cruzamento de Higor. Assim, o primeiro tempo terminou com 3 a 1 no placar no Etelvino Mendonça.
PLACAR PERMANECE
No primeiro terço do segundo tempo, Tremendão e Galo se alternaram no ataque, mas sem objetividade. Aos 20 minutos, João Vitor perdeu uma grande chance para o Itabaiana em boa jogada de Marlon. Aos 25, Leilson bateu cruzado, mas o goleiro do Treze defendeu. Aos 28 minutos, Tarcísio perdeu outra boa chance e chutou para fora em um ataque do Itabaiana-SE.
Mesmo com um jogador a menos, o Treze pressionou no final. Aos 38 minutos, após a defesa parcial do goleiro Jefferson em chute de Juninho, no rebote, Jefinho perdeu uma grande chance de marcar o segundo gol do Galo. Aos 43, Jefferson fez uma grande defesa em cabeçada de Jefinho e evitou novamente o segundo gol do Treze. O jogo terminou no Etelvino Mendonça com vitória do Itabaiana-SE por 3 a 1 sobre o Treze.
DECISÃO ENTRE ITABAIANA-SE E TREZE-PB
A segunda partida entre Treze e Itabaiana ocorrerá no domingo, dia 1º de setembro, às 16h, no Estádio Governador Ernani Sátyro, o Amigão, em Campina Grande/PB.
Leia também:
- Melhor campanha: Botafogo-PB vence a Ferroviária, confirma a liderança e alcança a maior pontuação do atual formato da Série C