Guarani vence o Botafogo-PB no Brinco de Ouro e conquista primeira vitória na Série C; Belo estaciona nos 5 pontos
Guarani x

O Guarani conquistou sua primeira vitória na Série C do Campeonato Brasileiro 2025 ao derrotar o Botafogo-PB por 2 a 1 na noite deste domingo (4), no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas. A partida foi válida pela 4ª rodada da competição e marcou a estreia do técnico Marcelo Fernandes no comando do Bugre. Emerson Barbosa e Deni Júnior marcaram para os donos da casa, enquanto Henrique Dourado descontou para o time paraibano. Camilo ainda desperdiçou um pênalti para os visitantes.

Classificação

Com o resultado, o Guarani encerra uma sequência de três derrotas consecutivas e sobe para a 14ª colocação, com três pontos, saindo da zona de rebaixamento. Já o Botafogo-PB estaciona nos cinco pontos, cai para a 9ª posição e deixa o G-8, zona de classificação para a próxima fase.

Primeiro tempo: equilíbrio e gol nos minutos finais

O jogo começou com boa chegada do Guarani logo aos três minutos, em chute de Caio Mello que desviou em Isaque e parou no goleiro Wallace. A primeira metade da etapa inicial teve poucas emoções, até que Rafael Bilu passou a comandar as ações ofensivas do Bugre. Ele acertou o travessão em chute de fora da área e, em seguida, obrigou Wallace a fazer boa defesa após jogada individual.

O Botafogo respondeu com Erick, que quase marcou em chute que passou rente à trave. O gol do Guarani saiu aos 44 minutos, quando Emerson Barbosa tabelou com Pablo Baianinho, invadiu a área pela esquerda e finalizou rasteiro, contando com a ajuda da trave para balançar as redes.

Segundo tempo: pênalti perdido e vantagem consolidada

O Botafogo voltou melhor na segunda etapa e teve grande chance de empatar aos quatro minutos. Denilson foi derrubado por Andrey na área, mas o goleiro do Bugre defendeu a cobrança de pênalti de Camilo. O lance deu novo ânimo ao time da casa, que passou a controlar mais o jogo.

Em contra-ataque puxado por Rafael Bilu, Deni Júnior recebeu em velocidade e finalizou com precisão para ampliar o placar aos 20 minutos. O Botafogo ainda descontou aos 30, com Henrique Dourado aproveitando falha de Andrey em saída de escanteio. Apesar da pressão final, o Guarani segurou o resultado.

Próximos compromissos

O Guarani volta a campo no próximo sábado (10), às 17h, contra o São Bernardo, fora de casa. O Botafogo-PB joga no domingo (11), às 16h30, no Almeidão, diante do Floresta-CE. Ambos os jogos são válidos pela 5ª rodada da Série C.