A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande comunicou, nesta segunda-feira (22), que exames laboratoriais confirmaram um caso de raiva humana em um paciente internado desde o dia 15 no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC). O homem, de 50 anos, teria sido infectado após sofrer a mordida de um sagui.
De acordo com a unidade hospitalar, o estado de saúde do paciente permanece grave, embora tenha apresentado discreta melhora em alguns indicadores clínicos nas últimas 12 horas. Ele segue sob cuidados intensivos, com monitoramento contínuo e acompanhamento de uma equipe multiprofissional especializada em casos neurocríticos.
Os setores municipais de vigilância em saúde destacaram que mantêm comunicação permanente e transparente com as autoridades estaduais e federais, e que novas informações serão divulgadas conforme o avanço das investigações epidemiológicas e a evolução do quadro clínico.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, ao dar entrada no hospital, o paciente apresentava sintomas como agitação psicomotora, confusão mental, rebaixamento do nível de consciência, aerofobia, dificuldade respiratória e redução da oxigenação sanguínea. Diante do quadro de insuficiência respiratória aguda associada à instabilidade neurológica, foi necessária a realização de intubação orotraqueal e o início de ventilação mecânica invasiva.
Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp
Siga o Poder Paraíba no Instagram.


