Senadores Veneziano Vital do Rêgo e Efraim FIlho
Senadores Veneziano Vital do Rêgo e Efraim FIlho

Os senadores Efraim Filho (União Brasil) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB) subscreveram o requerimento que prevê a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, no âmbito do Senado Federal. A instalação do colegiado está marcada para a próxima terça-feira (4).

De acordo com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a CPI terá como objetivo investigar a estrutura, o avanço e o modo de atuação do crime organizado, com ênfase na atividade de milícias e facções criminosas em todo o país.

A decisão de instalar a comissão ocorre em meio à repercussão da operação conjunta das Polícias Militar e Civil nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, realizada na última terça-feira (28). A ação, voltada ao enfrentamento de grupos criminosos, resultou em mais de 100 prisões e 121 mortes, segundo informações do governo fluminense.

Pelas redes sociais, Efraim Filho manifestou solidariedade às famílias dos policiais mortos durante a operação, destacando que os agentes “são heróis que colocam suas vidas em risco pelo bem e pela segurança do país”.

Apoios à instalação da CPI

O requerimento de criação da CPI foi apresentado pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE) e ganhou força após o apoio de parlamentares da oposição e de partidos de centro, além de integrantes da base governista.

Por outro lado, nenhum senador do PT subscreveu o pedido de instalação do colegiado.

Conforme o texto do requerimento, a comissão deverá investigar a atuação, expansão e funcionamento das organizações criminosas em território nacional, com foco especial em facções e milícias, buscando propor soluções eficazes e aprimorar a legislação vigente para o combate ao crime organizado.

➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp

📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.