O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), declarou nesta terça-feira (18) que tende a vetar o projeto aprovado pela Câmara Municipal que determina a apresentação obrigatória de atestado médico para participação em provas de rua na capital. A matéria, proposta pelo vereador Bosquinho (PV), provocou ampla discussão entre atletas e organizadores de eventos esportivos. Para o gestor, a exigência dificulta a adesão dos corredores e compromete o cenário de competições na cidade.
“Vou escutar especialistas, avaliar a viabilidade e os impactos. Mas, na prática, isso inviabiliza. É claro que inviabiliza. Você abre inscrições e tem participantes de Sapé, Recife, Caruaru… Esse pessoal deixa de vir. Eles vão optar por correr onde não é exigido laudo”, afirmou em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM.
Cícero ressaltou que, nas corridas de rua, a participação é espontânea e que os próprios atletas já adotam cuidados com a saúde. “A maioria já se avalia. Em academia, sim, existe a obrigatoriedade do teste de esforço. Mas corrida de rua é livre, você se inscreve se quiser”, declarou.
Ao mencionar a morte de um corredor durante a Meia Maratona de João Pessoa, realizada no último domingo, o prefeito classificou o ocorrido como uma tragédia imprevisível e lembrou que o atleta possuía atestado médico. “Foi uma fatalidade. Ele passou mal, um colega pensou que era apenas cansaço… Particularmente, considero que essa medida é um desserviço”, finalizou.
➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp
📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.
