No próximo domingo (07) a população de Boa Ventura, no Sertão paraibano, irão as urnas para eleger novos vereadores para o município. A eleição suplementar para a escolha de novos vereadores para o município foi determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral após todos os vereadores que haviam sido eleitos em 2020 perderam seus mandatos por fraude na cota de gênero do partido Republicanos.
O Republicanos conseguiu eleger seis dos nove vereadores eleitos em Boa Ventura no ano de 2020, sendo eles Ronaldo Alvarenga, Júnior Freitas, Zé Gordo, Dr. Júnior, Antônio Neto e Júnior de Gato. Os outros três vereadores eleitos foram Antônio Madalena e Ebinho, do PSDB, e Livoneide Pinto, do Solidariedade.
O mandato dos vereadores do Republicanos foi cassado pelo TRE-PB em 2022 após a constataçõ de fraude na cota mínima de candidaturas femininas. Como os seis vereadores tiveram, somados, mais de 50% dos votos válidos, todos os eleitos perderam os mandatos.
Dos nove eleitos no último pleito oito irão concorrer novamente, apenas Livoneide Pinto não está na relação divulgada pelo TRE. A eleição ocorre normalmente, das 8h às 17h.
Leia mais: Cabo Gilberto é nomeado presidente do PL em JP e Nilvan cogita deixar partido