A Prefeitura de Patos promoveu, nesta terça-feira (27), uma reunião de alinhamento com as forças de segurança e secretarias municipais para definir o planejamento do 1º Sol Folia, prévia carnavalesca que será realizada nos dias 7 e 8 de fevereiro, na Alça Sudeste. O encontro ocorreu no auditório do Procon/Patos e teve como foco a integração das ações nas áreas de segurança, mobilidade urbana, saúde, assistência social, logística e estrutura do evento, com o objetivo de garantir tranquilidade à população e aos visitantes.
Participaram da reunião representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Civil Municipal, Superintendência de Trânsito e Transportes (STTRANS), além das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Habitação, Saúde, Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Esporte, Planejamento Urbano, e representantes da empresa parceira do evento.
O comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Esaú, destacou a importância da atuação conjunta das forças operativas e do planejamento antecipado. “Este é um momento de grande relevância, em que Patos passa a sediar eventos de grande porte. As forças de segurança estão trabalhando de forma integrada para garantir a proteção das pessoas durante a prévia carnavalesca. Tudo está sendo analisado, desde os trajetos até os pontos de concentração e dispersão. A orientação é que todos venham com tranquilidade para curtir a festa, mas sempre com responsabilidade”, afirmou.
O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico, Vinícius Campos de França, enfatizou o impacto positivo do evento na economia local e as oportunidades que serão geradas para os empreendedores da cidade. “O Sol Folia chega como um grande evento em Patos, com potencial para se consolidar como o melhor pré-carnaval do Sertão. Estamos organizando uma praça de alimentação com comerciantes locais e distribuindo os ambulantes ao longo de todo o percurso, que terá dois quilômetros e meio de ida e dois quilômetros e meio de retorno, garantindo acesso democrático aos serviços e ampliando as oportunidades de geração de renda”, explicou.
Após a reunião, foi realizada uma visita técnica à Alça Sudeste, local onde acontecerá o evento, para análise dos pontos estatégicos, como áreas de apoio, interdição de vias, trajeto do trio elétrico, locais de concentração e dispersão do público, além da instalação das bases operacionais das forças de segurança e dos serviços municipais.
O secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Pedro Leitão, reforçou a relevância do planejamento integrado para assegurar a segurança dos foliões. “Após a reunião com todas as forças de segurança no Procon, viemos à Alça Sudeste para avaliar o espaço onde será realizado o Sol Folia, nosso Carnaval fora de época. Estamos definindo os pontos de apoio, áreas de bloqueio, local de início e encerramento do percurso do trio elétrico. Toda essa logística está sendo estruturada para garantir a segurança de quem vai participar da festa”, destacou.
Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp
Siga o Poder Paraíba no Instagram.





