Prova do ENEM tem 3 questões anuladas
Prova do ENEM tem 3 questões anuladas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu anular três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 após verificar indícios de que perguntas semelhantes haviam sido divulgadas antes da aplicação da prova.

De acordo com o órgão, a Polícia Federal foi acionada para investigar a possível origem da divulgação e apurar se houve violação de sigilo ou outra conduta irregular.

Mais cedo, o g1 revelou que Edcley Teixeira, que se identifica como estudante de medicina e presta serviços de consultoria, realizou uma live na qual exibiu questões muito parecidas com as cobradas no Enem deste ano. O vídeo foi publicado cinco dias antes da realização do exame.

O Inep informou que foram constatadas “similaridades pontuais” entre itens mostrados nas redes sociais e as perguntas presentes na avaliação oficial, ressaltando que nenhuma delas apareceu de forma idêntica à prova aplicada em 2025.

O instituto não detalhou quais serão as questões anuladas.

Rumores e suspeitas de antecipação

As especulações sobre um possível vazamento começaram a ganhar força nas redes sociais na noite de segunda-feira (17), um dia após as provas de matemática e ciências da natureza, realizadas no domingo (16).

No dia 11 de novembro, cinco dias antes da segunda etapa do exame, Edcley Teixeira fez uma transmissão ao vivo no YouTube mostrando pelo menos cinco questões muito similares às que caíram na prova, algumas inclusive com os mesmos valores numéricos.

O consultor afirma ter previsto as questões dentro dos “limites legais”, sem acesso a conteúdo sigiloso, e que seu objetivo seria “democratizar a educação”. Materiais de estudo do curso que ele comercializa, obtidos pelo g1, também apresentavam uma sexta questão do Enem 2025, envolvendo o tema tijolos.

➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp

📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.