Instituto Cândida Vargas (ICV), que nesta quarta-feira (5) recebeu a visita do prefeito Cícero Lucena para a entrega de novos equipamentos hospitalares. O investimento reforça a estrutura da maternidade e ajuda a garantir que mais histórias como a de Ellyonai tenham desfechos felizes.
A ação integra a programação do Novembro Roxo, mês dedicado à conscientização e prevenção da prematuridade. No total, foram entregues 60 novos equipamentos, entre eles cardiotocógrafos, aparelhos de ultrassonografia, torre de vídeo endoscopia rígida, berço aquecido e bota pneumática – esta última disponível exclusivamente no ICV dentro da rede pública municipal. O investimento soma R$ 2,2 milhões.
“Estamos entregando uma incubadora que permitirá o tratamento de recém-nascidos a partir de 25 a 27 semanas de gestação, oferecendo esperança de vida a bebês com baixo peso. Também implantamos um sistema de videolaparoscopia 4K — uma tecnologia de ponta, ausente até mesmo em hospitais particulares de João Pessoa. Isso mostra nosso compromisso em oferecer uma saúde pública de qualidade, à altura ou até superior à da rede privada”, destacou o prefeito Cícero Lucena.
Referência em saúde materno-infantil, a Maternidade Cândida Vargas vem registrando avanços expressivos no cuidado aos prematuros. Entre 2021 e setembro de 2025, nasceram na unidade 20.266 bebês, sendo 3.069 prematuros (15%). Desses, 2.727 sobreviveram (89%), resultado que reflete o trabalho humanizado e especializado desenvolvido pela equipe.
“É com muita alegria que celebramos a vida. Este é o lugar onde tudo começa, onde as crianças de João Pessoa nascem. Tenho orgulho enorme desse trabalho e reafirmo meu compromisso de fazer sempre o melhor pela gestão. Continuaremos participando de todas as campanhas — seja Outubro Rosa, Novembro Roxo ou qualquer outra —, porque todas têm o mesmo propósito: proteger e cuidar das pessoas”, ressaltou o vice-prefeito Leo Bezerra.
Equipamentos entregues ao Instituto Cândida Vargas
-
Cardiotocógrafo
-
Aparelhos de ultrassonografia
-
Balança pediátrica e balança adulta
-
Torre de vídeo endoscopia rígida
-
Monitor multiparamétrico
-
Medidor de cuff
-
CPAP neonatal
-
Berço aquecido
-
Unidade híbrida de incubadora e berço aquecido para cuidados intensivos
-
Detector fetal
-
Ventilador pulmonar eletrônico
-
Aparelho de pressão arterial digital
-
Termômetro sem contato
-
Oxímetro de pulso
-
Ventilômetro portátil
-
Bota pneumática
-
Bilirrubinômetro transcutâneo
-
Centrífuga de bancada
➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp
📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.



