Seplan passa a disponibilizar um novo canal de atendimento online
Seplan passa a disponibilizar um novo canal de atendimento online

A Secretaria de Planejamento do Município (Seplan) passa a disponibilizar, a partir desta segunda-feira (3), um novo canal de atendimento online para esclarecer dúvidas sobre processos de alvarás de construção, demolição e reforma, Habite-se, pré-análises, emissão de certidões e outros serviços.

Os atendimentos serão realizados por meio do aplicativo João Pessoa na Palma da Mão. Um passo a passo (disponibilizado abaixo) orienta os usuários, de forma simples e didática, sobre como enviar suas dúvidas sem precisar se deslocar até os setores da Seplan, localizados no Centro Administrativo Municipal (CAM).

De acordo com o secretário de Planejamento, Ayrton Falcão, o novo formato de atendimento funcionará inicialmente de maneira híbrida, permitindo que os cidadãos utilizem tanto o canal online quanto o atendimento presencial nos meses de novembro e dezembro. Durante esse período de transição, os usuários receberão orientações sobre como aproveitar melhor a ferramenta digital.

A partir do dia 2 de janeiro de 2026, os esclarecimentos processuais passarão a ser realizados exclusivamente de forma online, ficando o atendimento presencial restrito mediante agendamento, apenas para situações que não puderem ser resolvidas virtualmente.

Segundo o secretário, a iniciativa representa um avanço importante na modernização dos serviços públicos e vai beneficiar diretamente pessoas físicas e jurídicas, proporcionando mais agilidade, conforto e economia de tempo e recursos, ao reduzir deslocamentos até as unidades da Seplan.

“Nosso objetivo é oferecer aos usuários esse período de dois meses de transição com o atendimento híbrido (presencial e online), de modo a dar tempo às pessoas e às empresas compreenderem que serviços online não significam apenas mais agilidade processual. Na verdade, evitam desperdícios com deslocamentos desnecessários e resultam em praticidade e maior resolutividade”, explicou o secretário executivo de Planejamento, Israel Cavalcanti.

Servidores das unidades da Seplan que atuam diretamente com o público já passaram por treinamento para garantir um atendimento online eficiente, ágil e humanizado. A capacitação envolveu representantes dos setores de Geoprocessamento, Cartografia e Cadastro, Licenciamento Urbano e Econômico e Fiscalização.

O novo canal de atendimento faz parte da estratégia da Prefeitura de João Pessoa de digitalizar e modernizar os serviços municipais, tornando os processos mais acessíveis, rápidos e transparentes para a população.

CONFIRA O PASSO A PASSO DE USO: 

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