
Em comemoração ao 76° aniversário do bairro do Bessa, o prefeito Cícero Lucena autorizou, neste domingo (5), um pacote de ações que reforça o compromisso da gestão com segurança, infraestrutura e qualidade de vida dos moradores na região, incluindo os bairros Jardim Oceania e Aeroclube.
Toda a região está sendo beneficiada com investimentos em iluminação inteligente, câmeras de reconhecimento facial e na implantação do projeto ‘Caminho dos Parques’.
A solenidade foi realizada no Parque Parahyba IV. A nova iluminação em LED contará com 2.700 pontos de luz distribuídos pelos três bairros. O investimento, de aproximadamente R$ 3 milhões, vai garantir mais eficiência, economia e segurança para moradores e visitantes. Já o projeto ‘Caminho dos Parques vai interligar os parques Parahyba I, II, III e IV, com passarelas e também haverá bloqueio de vias nos finais de semana para a população desfrutar de atividades físicas e culturais.
“O progresso contínuo no aprimoramento de nossas iniciativas, visando engajar a comunidade por meio da cultura, do desenvolvimento econômico e da preservação ambiental. A modernização da iluminação pública com tecnologia LED em toda a cidade, com a instalação de um sistema de monitoramento por câmeras de segurança, representa um avanço significativo. Este desenvolvimento é impulsionado pelo crescimento sustentável, considerando as necessidades atuais e futuras”, afirmou o prefeito Cícero Lucena.
Caminho dos Parques
No mês passado, o vice-prefeito Leo Bezerra inspecionou o percurso de cerca de cinco quilômetros entre os parques. Agora, após a autorização do prefeito Cícero Lucena, Leo disse que João Pessoa ganha mais uma opção de lazer. “Aproveitando as áreas verdes, os espaços urbanos para oferecer mais opções de lazer para a população, consolidando João Pessoa como Capital do bem-estar”, projetou.
De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Welison Silveira, também haverá a colaboração de educadores ambientais. “Para promover a prática de atividades físicas, lazer, entretenimento, cultura e arte. Paralelamente, busca-se estimular o desenvolvimento do comércio local e a interação da comunidade com o parque. Desta forma, o projeto beneficiará tanto os moradores das áreas adjacentes quanto aqueles que buscam um espaço mais agradável”, afirmou.
Reconhecimento facial
Projeto colocado em prática por meio da empresa Inovatec, contratada pela Prefeitura para desenvolver soluções em tecnologia, está instalando luminárias, sistema de telegestão e câmeras de segurança. Foi realizado um levantamento, identificando a necessidade de 12 câmeras com reconhecimento facial apenas no Parque Parayba I. No bairro do Bessa, será realizada a substituição de 987 luminárias, que serão equipadas com telegestão.
“Em âmbito municipal, já foram instaladas 237 câmeras com reconhecimento facial e de placas de trânsito. A instalação de luminárias atingiu um total de 3.982 unidades. A previsão é que o objetivo geral seja alcançado até o dia 27 de dezembro”, projetou Edvaldo Vasconcelos, diretor-presidente da Inovatec.
Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp
Siga o Poder Paraíba no Instagram.