O vice-governador Lucas Ribeiro

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, comemorou nesta quarta-feira (27) o desempenho do estado no Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Pelo segundo ano consecutivo, a Paraíba aparece como a mais competitiva do Nordeste e, em 2025, subiu uma posição no cenário nacional, alcançando o 11º lugar.

Em declaração, Lucas ressaltou que o resultado reflete uma gestão pautada pelo equilíbrio fiscal e por investimentos estratégicos.

“Este resultado é retrato de um estado que virou referência e vai seguir avançando com trabalho coletivo pautado por gestão fiscal equilibrada e investimentos direcionados às áreas como inovação, educação, infraestrutura e apoio à economia criativa. Junto com o governador João Azevêdo, temos atuado diretamente na formulação e no acompanhamento dessas políticas. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa gestão que está transformando a Paraíba”, afirmou.

Destaques no ranking

De acordo com o levantamento, a Paraíba apresentou avanços significativos nos pilares de Inovação e Potencial de Mercado.

  • No eixo Inovação, o estado é líder regional e vice-líder nacional em investimentos em pesquisa e desenvolvimento, além de registrar crescimento no número de patentes e apoio a startups e projetos estratégicos, como o radiotelescópio Bingo.

  • No quesito Potencial de Mercado, a Paraíba subiu nove posições, alcançando a 7ª colocação nacional.

O desempenho reforça a posição do estado como referência regional em políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e tecnológico.

+ Paraíba é o Estado mais competitivo do Nordeste pelo segundo ano seguido, aponta CLP

➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp

📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.