
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) obteve na Justiça uma decisão liminar que determina a suspensão de todos os perfis do influenciador digital Hytalo Santos nas redes sociais, com interrupção imediata da monetização. A medida também afasta os adolescentes que vivem com ele e proíbe qualquer contato do influenciador com menores de idade. A defesa pode recorrer.
A Ação Civil Pública foi ajuizada nesta segunda-feira (11) pela promotora de Justiça de Bayeux, Ana Maria França, e resultou, no mesmo dia, em uma recomendação administrativa conjunta do MPPB, do Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Polícia Civil à Loteria do Estado da Paraíba (Lotep).
O documento dá prazo de 48 horas para que a Lotep suspenda a autorização da empresa Fartura Premiações, divulgada pelo canal do influenciador, até a conclusão do processo ou até que cessem as irregularidades e sejam garantidos os direitos de crianças e adolescentes. O descumprimento pode gerar novas medidas judiciais e ações criminais.
De acordo com a promotora, a investigação teve início no fim de 2024, após denúncias de moradores do condomínio onde o influenciador vivia, relatando condutas irregulares com menores, inclusive em gravações noturnas que envolviam bebidas alcoólicas e cenas de conotação sensual.
“Começamos a coletar provas, dados e documentos, porque o Ministério Público só age dentro dos ditames legais. Agora, a primeira fase do procedimento está concluída, com essa ação civil pública”, afirmou Ana Maria França.
Paralelamente, a Promotoria de Justiça de João Pessoa conduz outra apuração sobre a exposição de adolescentes em vídeos com conotação sexual, ouvindo inclusive os pais para verificar possível omissão no dever de proteção. Há ainda um inquérito policial em andamento para investigar as condutas do influenciador na esfera criminal, cujo resultado será encaminhado ao MPPB para eventual denúncia.
Leia também:
- + Deputado pede prisão do influenciador paraibano Hytalo Santos após denúncias de exploração sexual de menores
- + Alvo de investigação do MP, influenciador Hytalo Santos diz que relação com ‘crias’ tem consentimento das mães e que meninas ‘são emancipadas’
Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp
Siga o Poder Paraíba no Instagram.