
O Vaticano divulgou neste sábado (10) o brasão, o lema e a assinatura oficial do papa Leão XIV, eleito na última quinta-feira (8). Os símbolos destacam suas raízes na Ordem de Santo Agostinho e o compromisso com a comunhão dentro da Igreja Católica.
O brasão pontifício é dividido em duas partes diagonais: na parte superior, um fundo azul com um lírio branco; na inferior, um fundo claro com um livro fechado sobre um coração trespassado por uma flecha — imagem tradicionalmente associada à conversão de Santo Agostinho. A referência visual é acompanhada pela frase em latim “Vulnerasti cor meum verbo tuo” (“Feriste meu coração com a tua palavra”).
O lema escolhido por Leão XIV, “In Illo uno unum” (“No Um, somos um”), também provém da espiritualidade agostiniana e destaca o ideal de unidade entre os cristãos por meio de Cristo. O pontífice já usava esse lema em seu brasão episcopal.
Em uma entrevista concedida em julho de 2023, Leão XIV afirmou que a promoção da comunhão é um dos pilares de sua atuação pastoral. “A unidade e a comunhão fazem parte do carisma da Ordem de Santo Agostinho e também do meu modo de agir e pensar”, declarou à época.
Durante sua primeira reunião com os cardeais neste sábado, o papa indicou que pretende dar continuidade às reformas iniciadas por seu antecessor, Francisco.
Os símbolos oficiais foram divulgados pelas contas oficiais do Vaticano e da Secretaria de Estado na rede social X (antigo Twitter). Segundo o Vaticano, o brasão reflete os valores centrais que Leão XIV buscará promover durante seu pontificado: unidade, comunhão e missão.
Leia também:
- Igreja em festa: Habemus Papam: Cardeal norte-americano Robert Francis Prevost é eleito Papa Leão XIV
- + Novo pontífice: No primeiro discurso, Papa Leão XIV pede paz e lembra Francisco: “ajudem a construir pontes”
Confira abaixo foto e os símbolos divulgados pelo Vaticano:

Foto oficial e brasão do Papa Leão XIV