O médico cardiologista Galileu Machado, o Dr. Galileu como é mais conhecido, atual coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa, foi submetido a um procedimento coronário na manhã desta quarta-feira (24), no Hospital Unimed João Pessoa.
Segundo informações de familiares, Dr. Galileu sentiu um desconforto ao final do plantão realizado no próprio Hospital Unimed JP, e foi socorrido por colegas. Após a realização de um cateterismo cardíaco eletivo, foi diagnosticado obstruções coronárias, e o médico foi submetido a uma angioplastia, com implante de stents.
Ele reagiu bem aos procedimentos e segue em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Unimed João Pessoa, com quadro clínico estável, consciente e orientado, sem queixas.
A permanência na unidade faz parte do protocolo pós-procedimento institucional, devendo receber alta hospitalar após este período.
Entenda sobre o Cateterismo
O cateterismo consiste no procedimento para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas, por meio da introdução de um cateter, que é um tubo flexível extremamente fino e longo, na artéria do braço ou da perna do indivíduo, que será conduzido até o coração. O procedimento é indicado no diagnóstico e tratamento do infarto ou da angina, sendo capaz de detectar e remover acúmulos de placas de gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias encontradas no sangue, mostrar se as placas estreitaram ou bloquearam as artérias coronárias.