O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), participou da mobilização de prefeitos paraibanos em cobrança por soluções efetivas contra a queda de recursos para os municípios, na manhã desta quarta-feira (30). Em contato com a imprensa, o gestor alertou sobre os riscos causados para as prefeituras pela diminuição dos valores recebidos, sobretudo, referentes ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
De acordo com Cícero, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estabelece um limite para que os municípios gastem com suas folhas de pessoal.
Cícero também indicou que muitos destes municípios já possuem uma quantidade de servidores muito próxima, ou no limite estabelecido pela LRF, e que muitas dessas cidades poderão começar a demitir servidores para se adequarem as novas realidades financeiras.
Cícero também enxerga que com esse movimento os municípios maiores poderão começar a sofrer com o aumento da demanda por serviços públicos proveniente da população de cidades menores que sofrerão ainda mais com a redução das suas folhas de pessoal.
Leia mais:
- Prefeitos e prefeitas da Paraíba protestam contra queda de recursos para municípios, em João Pessoa
- Deputado Alexandre de Zezé sai em defesa dos municípios e cobra união para garantir repasses do FPM
- Com participação de prefeitos, Assembleia debate queda de repasses no FPM em sessão especial
- Jackson volta a criticar mobilização de prefeitos por repasses do FPM
- Hervázio condena gestores que declararem ponto facultativo de prefeituras em dia de protesto contra a queda do FPM