O deputado estadual Branco Mendes foi ungido pelo Partido Republicanos à candidatura a presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), no primeiro biênio, em 2023 e 2024. Ele venceu disputa interna com o colega de parlamento, Wilson Filho, que alegou espírito democrático e “sentimento de união”, após ser preterido pela própria legenda.
No entanto, o que poucas pessoas sabem, mas o Poder Paraíba revela a informação com exclusividade, é que a aceitação de Wilson Filho para a retirada da candidatura teve uma condição: um suposto acordo firmado entre as lideranças do Republicanos para indicá-lo como candidato a prefeito de João Pessoa, nas eleições de 2024.
Quem conhece a política paraibana sabe que Wilson Filho mantém viva a vontade de ser prefeito de João Pessoa. “Temos pensamentos, temos ideias e sonhos. Quem nunca sonhou em ser prefeito de sua cidade? Eu sonho, nasci aqui”, costuma dizer o deputado em várias entrevistas.
No período pré-eleitoral da campanha de 2016, Wilson Filho, ainda no PTB, lançou a pré-candidatura a prefeito de João Pessoa, e, meses depois, anunciou desistência e composição de chapa como vice-prefeito da então candidata Cida Ramos, na época do PSB.
Na eleição municipal seguinte, em 2020, Wilson Filho novamente ensaiou pré-candidatura a prefeito da Capital. Chegou na época a contratar empresas de marketing para a campanha, a anunciar apoios importantes, a exemplo do senador Veneziano Vital do Rêgo, mas, se retirou para apoiar a candidatura do atual prefeito Cícero Lucena (Progressistas).
Agora, parece que, definitivamente, Wilson Filho irá para a disputa e vai tentar consolidar o sonho de disputar a Prefeitura Municipal de João Pessoa, com o apoio do partido que fez as maiores bancadas da Paraíba, com oito deputados estaduais e três federais eleitos.