
O secretário de Educação da Paraíba, Wilson Filho (Republicanos), criticou duramente o ex-deputado Pedro Cunha Lima (PSD) e lançou um desafio público para que ele compare os investimentos realizados na área educacional pelo governo de João Azevêdo (PSB) com os das gestões de seus familiares, Cássio e Ronaldo Cunha Lima. A declaração foi feita nesta segunda-feira (12), durante entrevista à Rádio Arapuan.
Segundo Wilson, a atual gestão estadual tem promovido avanços significativos na educação e 2025 será “o melhor ano da história da Educação da Paraíba”. Ele afirmou que os investimentos do governo João Azevêdo, em apenas um ano, superam os realizados ao longo dos sete anos de administração dos Cunha Lima. “O desafio está feito, a qualquer hora que Pedro quiser”, provocou o secretário.
Críticas à Educação em Campina Grande
Wilson Filho também criticou a postura de Pedro Cunha Lima em relação à educação de Campina Grande, cidade administrada por seu aliado político, o prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil). Para o secretário, o ex-deputado ignora os problemas da rede municipal e adota um discurso meramente político.
“Quando você procura defeito com um olhar político, você encontra até dentro da sua própria casa. Mas Pedro sequer se dá ao trabalho de olhar os defeitos de Campina Grande. As nossas escolas estaduais no município, muitas vezes, são melhores que as municipais”, afirmou Wilson.
Em resposta às críticas feitas por Pedro sobre a educação estadual, Wilson Filho destacou o programa de passe livre para estudantes da rede estadual de ensino, medida que, segundo ele, não existe nas escolas municipais de Campina Grande. “As nossas escolas estaduais em Campina são muito melhores do que as municipais”, pontuou.
Investimentos e avanços estruturais
O secretário também detalhou os avanços estruturais promovidos pelo governo do Estado. Segundo ele, somente em 2025, foram assinadas 110 ordens de serviço para obras educacionais. Ao todo, 87 escolas estão sendo construídas pela Suplan, 70 obras estão em andamento e, em janeiro, foram autorizadas outras 87 unidades escolares.
“Temos o compromisso de climatizar todas as escolas, e uma escola é climatizada a cada três dias na Paraíba, com ar-condicionado e não com ventiladores como acontecia no passado”, explicou o secretário, acrescentando que cerca de 100 outras escolas estão recebendo melhorias em infraestrutura neste momento.
Wilson Filho finalizou destacando que o Estado possui cerca de 600 escolas, muitas delas com mais de 80 a 100 anos de construção. “Essa é a realidade da nossa infraestrutura. Eu faço questão de reforçar o discurso do governador no tocante à Educação, principalmente em Campina Grande”, concluiu.