O vereador Petrônio Rocha (União Brasil) surpreendeu ao protocolar ofício, ainda na manhã da última segunda-feira (15), na Presidência da Câmara Municipal de Santa Luzia (CMSL), o seu pedido de renúncia da liderança da bancada do União Brasil e, consequentemente, a saída da função de líder da oposição na Casa Dr. Francisco Seráphico da Nóbrega Filho.
“Fui escolhido por meus pares para ser líder da bancada de oposição na fora regimental, mas por meio deste ofício estou renunciando a essa indicação de liderança de bancada, na forma regimental, por questão de foro íntimo, e, por força deste documento, fica o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia/PB, autorizado por mim a solicitar a indicação de um novo líder da bancada de oposição”, diz trecho do ofício entregue por Petrônio Rocha.
Conforme apurou o Poder Paraíba, na sessão extraordinária subsequente, na terça-feira (16), o parlamentar já não votou junto com a bancada de oposição e ocasionou uma derrota política ao presidente Netto Lima (MDB), pré-candidato a prefeito, que convocou a reunião para votar o Veto do prefeito José Alexandre (Zezé) ao projeto que instaura o IPTU Verde, de autoria do vereador Ricardo Morais (União Brasil), por “inconstitucionalidade”.
“Aprendi com esse professor [refere-se ao vereador Daniel, ao lado], que duas coisas a gente não versa nesta Casa, por inconstitucionalidade, e tive conselhos a gente não pode versar sobre funcionalismo público e sobre orçamento e receita, quando o nobre colega falou sobre a Lei Orçamentária, se o próprio Executivo quisesse aceitar esse projeto, numa prestação de contas futura, iria responder sobre isso. O que o colega poderia fazer seria transformar esse projeto em requerimento”, sugeriu Petrônio Rocha indicando o voto pela manutenção do veto do prefeito.
Veja o voto:
O veto terminou mantido por inconstitucionalidade pelo placar 6 votos a favor, e 4 contrários.
Logo em seguida, a bancada de oposição elegeu o vereador Ricardo Morais (União Brasil), como novo líder da oposição na CMSL.
Veja o pedido de renúncia do vereador Petrônio Rocha: