O senador paraibano, Veneziano Vital do Rêgo (MDB), recebeu nesta semana, em Brasília, representantes de associações ligadas ao turismo e recebeu deles um relatório sobre o impacto da Reforma Tributária no setor. De acordo com o grupo, as alterações feitas no texto pela Câmara dos Deputados não atendem as demandas da categoria.
Segundo o relatório, os serviços de hotelaria, parques de diversão e temáticos, bares e restaurantes, e aviação regional, foram contemplados pelas mudanças na reforma tributária. Já as companhias aéreas, agências de viagens, empresas de eventos e de transporte privado ficaram de fora do texto da reforma.
O presidente da Braztoa (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo), Fabiano Camargo, fez um apelo ao Senador Veneziano para considerar a importância do setor do turismo na apreciação da reforma tributária no Senado, e ressaltou que se a matéria não englobar o mercado inteiro do turismo, a cadeia será afetada como um todo, o que impactará os preços ao consumidor final, até mesmo dos segmentos beneficiados pela reforma.
Veneziano ressaltou aos empresários do turismo que irá levar em consideração o relatório recebido e se comprometeu a avaliar os impactos das mudanças, principalmente aqueles que irão trazer prejuízos para alguns segmentos do turismo nacional, como o setor de serviços, que pode ser penalizado com a proposta atual, impactando diretamente no bolso dos brasileiros de classe média e de baixa renda.
“O relatório que recebemos mostra que o texto da reforma tributária que chegou ao Senado beneficia parte do setor de turismo, mas deixa de fora segmentos importantes. A preocupação que me foi externada pelo grupo com o qual tivemos esta importante reunião é que os brasileiros de classe média e de baixa renda, que são a grande maioria em nosso país, vão sofrer de forma mais impactante na hora de consumirem os serviços de turismo”, ressaltou Veneziano.
Além do Presidente da Braztoa, Fabiano Camargo, o Primeiro Vice-Presidente do Senado recebeu no Gabinete da Vice-Presidência da Casa a Presidente da ABAV, Magda Nassar; o Presidente da Abracorp, Eduardo Vasconcelos; o Presidente da Clia e o Assessor Jurídico, Marco Ferraz e Mario Franco; o Assessor Institucional das Entidades de Agenciamento, Flávio Peruzzi; o CEO da CVC, bem como o Fundador e o Assessor, Fabio Godinho, Guilherme Paulus e Luis Henrique Cidade; o CEO da Befly, Marcelo Cohen; o Presidente da Airtkt, Luciano Guimarães e o Diretor Ralf Aasman; e os representantes da Decolar, Diretor-Geral Alex Todres, Diretor Gabriel Recalde e o Assessor Jurídico, Rodrigo Dias.
Leia mais: Veneziano cita Romero ao falar de polêmica envolvendo lixão em CG