Hugo Motta e Davi Alcolumbre podem sofrer sanções do governo americano - Foto: Agência Senado

O governo de Donald Trump passou a considerar a imposição de sanções contra os presidentes da Câmara e do Senado brasileiros, Hugo Motta (Republicanos) e Davi Alcolumbre (União Brasil), respectivamente. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (23/7) pela coluna do jornalista Paulo Capelli, do Metrópoles.

Segundo a publicação, esta é a primeira vez que a Casa Branca analisa com mais profundidade a atuação dos líderes do Congresso Nacional brasileiro, em linha com o monitoramento já feito em relação a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Washington desaprova a decisão de Hugo Motta de impedir a votação do projeto de lei que prevê anistia a réus e condenados por envolvimento em atos golpistas – proposta que poderia beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro.

No caso de Davi Alcolumbre, o governo Trump critica sua postura de não avançar com pedidos de impeachment contra ministros do STF, especialmente Alexandre de Moraes, que já teve seu visto de entrada nos Estados Unidos revogado.