concurso
Treze candidatos foram conduzidos a delegacia durante o concurso - foto: Freepik

Treze pessoas foram presas no último domingo (29) e 39 foram eliminadas durante a realização do concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da Paraíba. As prisões e as eliminações são fruto de uma ação promovida pelo poder público contra fraudes no certame.  

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca, foram utilizados mais de 300 detectores de sinais receptores ou transmissores. 

Das 13 pessoas conduzidas às delegacias, seis foram flagradas com ponto eletrônico ou fone de ouvido, uma estava com celular, quatro portavam “filas” (anotações proibidas) e dois estavam com mandados de prisão em aberto. As detenções ocorreram em diferentes cidades, como João Pessoa (8), Cajazeiras (3), Campina Grande (1) e Patos (1). 

As eliminações totalizaram 39 candidatos, sendo 22 por portarem celulares ou outros dispositivos eletrônicos, 6 por portarem “filas”, 5 por não permanecerem o tempo mínimo exigido no local de prova, 3 por uso de relógio e 3 por se recusarem a tirar bonés durante a avaliação. 

Além disso, foi registrado um índice de ausência de 21%, representando 13.574 candidatos. O gabarito preliminar da prova já está disponível no site do IBFC (www.ibfc.org.br). Aqueles que forem classificados até quatro vezes o número de vagas disponíveis terão suas redações corrigidas e, se aprovados, avançarão para a próxima etapa, o exame psicológico.