
Em um movimento que promete fortes desdobramentos diplomáticos e comerciais, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), assinaram nesta quarta-feira (10) uma nota conjunta de repúdio à decisão dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
A medida anunciada pelo presidente norte-americano Donald Trump, com entrada em vigor prevista para 1º de agosto, acendeu o alerta no setor produtivo nacional. Em resposta, os chefes do Congresso garantiram que o Legislativo atuará com equilíbrio, mas com firmeza, para defender a economia nacional, os empregos e a soberania do Brasil.
“A decisão dos Estados Unidos de impor novas taxações sobre setores estratégicos da economia brasileira deve ser respondida com diálogo nos campos diplomático e comercial”, destaca o comunicado.
Motta e Alcolumbre reforçaram que o Congresso acompanhará de perto os efeitos da nova tarifa e destacaram a importância da Lei da Reciprocidade Econômica, já aprovada pelo Parlamento, como um instrumento fundamental para proteger o Brasil diante de ações unilaterais de países estrangeiros.
“Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica. Um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger a nossa soberania”, reforçam os presidentes das Casas Legislativas.
Ao lado de Alcolumbre, o paraibano Hugo Motta reafirmou o compromisso do Congresso com a defesa do setor produtivo brasileiro e da competitividade das exportações, ameaçadas pela nova barreira tarifária americana.
A decisão de Trump gerou reações imediatas de entidades da indústria e do agronegócio, que alertam para possíveis prejuízos bilionários e o risco de fechamento de postos de trabalho em cadeias produtivas estratégicas.
Confira a nota conjunta assinada por Davi Alcolumbre e Hugo Motta:
NOTA À IMPRENSA
Brasília, 10 de julho de 2025
A decisão dos Estados Unidos de impor novas taxações sobre setores estratégicos da economia brasileira deve ser respondida com diálogo nos campos diplomático e comercial.
O Congresso Nacional acompanhará de perto os desdobramentos. Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica. Um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger a nossa soberania.
Estaremos prontos para agir com equilíbrio e firmeza em defesa da nossa economia, do nosso setor produtivo e da proteção dos empregos dos brasileiros.
Davi Alcolumbre
Presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional
Hugo Motta
Presidente da Câmara dos Deputados
➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp