Ventania em Patos - Fotos: Reprodução

A intensa chuva acompanhada de rajadas de vento, relâmpagos e trovões registrada no fim da tarde desta quinta-feira (5), em Patos, causou danos pontuais, principalmente na Zona Leste do município. Os bairros Salgadinho e São Sebastião foram os mais atingidos, com prejuízos concentrados nas proximidades de concessionárias de motocicletas — onde fachadas de vidro foram danificadas — e em uma concessionária de veículos, que teve parte do telhado destruída, atingindo alguns automóveis. Na rotatória do Atacadão, postes de iluminação pública foram derrubados pela força do vento.

Imediatamente após o episódio, equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semads) e da Defesa Civil iniciaram os trabalhos de resposta, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar e de bombeiros civis, visando restabelecer a normalidade e garantir a segurança da população.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Patos, Everaldo Nunes, o acompanhamento da situação seguiu durante a noite e a madrugada. “De acordo com o monitoramento realizado, os maiores impactos ocorreram na Zona Leste, envolvendo queda de telhado de estabelecimento comercial, árvores, danos a veículos e postes de iluminação, inclusive com transformadores. Também houve o deslocamento de contêineres devido à ventania, mas todos os registros se limitaram a prejuízos materiais”, informou.

O secretário de Meio Ambiente, Alex Wagner, ressaltou que o levantamento dos danos começou logo após o ocorrido. “Desde os primeiros momentos, a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Defesa Civil, iniciou a avaliação dos estragos. Foram registradas quedas de árvores, principalmente na Zona Leste, e estamos atuando junto aos demais órgãos para que todas as providências necessárias sejam tomadas de forma segura e rápida”, afirmou.

Na alça Sudeste, onde ocorre neste fim de semana, nos dias 7 e 8 de fevereiro (sábado e domingo), um evento de grande porte, alguns contêineres foram deslocados pela força do vento. Apesar disso, houve apenas danos materiais, sem comprometimento da estrutura de iluminação pública. As equipes responsáveis pela iluminação da Seinfra seguem atuando no local para garantir a plena normalização dos serviços.

A Prefeitura de Patos informa que a situação permanece sob controle, não houve registro de feridos e todas as áreas atingidas continuam sendo acompanhadas de perto pelas equipes técnicas, assegurando segurança e tranquilidade à popu1lação