Grandes shows marcaram a abertura do Maior São João do Mundo - Fotomontagem: Poder Paraíba

Em 40 anos de O Maior São João do Mundo algumas tradições foram criadas e olhar para o céu para contemplar a saudação ao evento com fogos de artifício foi uma delas. Desta vez o espetáculo pirotécnico sincronizado no ritmo oficial junino, foi ao som de Festa do Interior, eternizada na interpretação de Gal Costa, na noite desta quinta-feira, 1º de junho. Foram 5 minutos de puro encantamento, pouco antes dos shows de Chico César e Geraldo Azevedo com a participação de Julliete.

A tradição do show pirotécnico foi mantida, mas a festa teve inovação que deu pra ver também no céu de Campina. Mais cedo, por volta das 20h, o público que guardou boa memória do show de drones realizado no Natal Iluminado, aceitou o convite para assistir um novo show do gênero, desta vez com a temática junina. Foram 80 drones sincronizados que unindo tecnologia, arte e tradição formaram figuras no céu em homenagem ao aniversariante quarentão. A decolagem foi próximo ao Museu de Arte Popular da Paraíba.

Leia mais: Bruno destaca momento histórico vivido pelo turismo de CG e lembra sensibilidade do poeta Ronaldo ao criar o “Maior São João do Mundo”

SHOWS

Encerrando uma noite que foi majestosa desde seu início, Chico César e Geraldo Azevedo fizeram um dos shows mais bonitos já vistos no Parque do Povo, cheio de poesia e encantamento, arrebatando o público que prestigiou a abertura da 40° edição d’O Maior São João do Mundo.

O espetáculo promoveu um mergulho coletivo na genialidade destes dois mestres da cultura popular brasileira, mostrando a força de suas canções. No repertório não faltaram os clássicos, como “Dia Branco”, “Deus Me Proteja”, “Moça Bonita”, “Onde Estará o Meu Amor”, “Bicho de 7 Cabeças” e “Mama África”, além das duas canções inéditas compostas pela dupla especialmente para a turnê, “Nem na Rodoviária” e “Tudo de Amor”.

No palco, Chico agradeceu ao público por tornar a apresentação ainda mais especial. “Eu estou arrebatado por este público tão doce, no Maior Sao João do Mundo, ao lado do mais doce dos cantores, do nosso grande Geraldo Azevedo, nessa noite inesquecível”, afirmou.

A cantora Juliete celebrou sua raiz paraibana, falou sobre Nosso Xote, música que lançou nesta quinta-feira ao lado de Elba Ramalho e Sai da Frente, que já é sucesso nas plataformas digitais. “A gente sai de Campina, mas Campina não sai da gente. Eu tô muito feliz porque as pessoas estão gostando muito de Sai da Frente e eu pude unir o pop ao pífano de Zabé da Loca, à sanfona, ao triângulo. E agora, acabamos de lançar Nosso Xote, eu e nossa Rainha Elba, que é uma delícia, pra ouvir, pra dançar junto. Acho que todo mundo vai gostar muito”, festejou.

Ela também destacou a emoção de cantar mais uma vez no palco do Maior São João do Mundo. “Eu tenho 33 anos de idade e são 33 anos de Parque do Povo. São duas emoções diferentes, não tem como descrever estar no palco, ainda mais na edição de 40 anos, para cantar ao lado de Chico e Geraldo. Mas eu nunca quero perde a emoção de ser público do Maior São João do Mundo”, disse.

Além de Deus me Proteja de Mim, a cantora dividiu com os mestres, clássicos, como “Tu Vens” e “Frevo Mulher”.

SOBERANIA DO FORRÓ

A saudade era enorme e os apaixonados pelo forró tiveram motivos de sobra para fazer um “partiuPP” antecipado nesta quinta-feira, 01 de junho. Mesmo com compromisso de trabalho no dia seguinte, o público não esperou o “sextou” para pisar no Parque do Povo. E quem veio assim que os portões abriram às 18h já foi sentindo o clima forrozeiro que vai ficar no ar até 02 de julho.

A primeira atração do Palco Principal na Arena Show foi o cantor Raphael Moura, que teve a responsabilidade de recepcionar o público que foi chegando ao Parque do Povo. Na sequência “o maior carrego do Brasil” subiu ao palco. Antes de começar a cantar, Biliu de Campina compartilhou com o público um vídeo sobre os festejos juninos de Campina com a sua narração, na qual afirma que O Maior São João do Mundo é um mundo de São João.

Com muito triângulo, sanfona e pandeiro, apresentou-se um Biliu majestoso, sentado em uma cadeira centralizada no palco tão gigante quanto a sua genialidade. Biliu mostrou na apresentação toda a força nordestina da superação e o amor pela musicalidade da sua terra e da sua gente.

O artista começou cantando o sertão e seguiu com muito coco e forró. O público cantou e dançou sem parar.

E não foi diferente com a entrada do Rei do Forró no palco d’O Maior São João do Mundo, Alcymar Monteiro, que apresentou músicas que não podem sair do seu repertório como Cometa Mambembe e Nem se Despediu de Mim, do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

A programação da edição do Maior São João do Mundo 40 anos segue nesta sexta-feira (2), com shows de Gustavo Lima, Flávio José, Manim Vaqueiro e Forró Real.

Veja imagens: