O Governo do Estado trabalha com a previsão de conclusão e entrega da ‘Ponte do Futuro’ no primeiro semestre de 2026. O governador João Azevêdo (PSB) apresentou o projeto e assinou a autorização para licitação do Complexo Rodoviário que fará a ligação entre os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, sobre o Rio Paraíba, em solenidade nesta segunda-feira (11).
Em contato com a imprensa, o secretário de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, admitiu que o prazo é curto, mas suficiente para conclusão do equipamento de mobilidade, porém, assegurou que o Governo dispõe dos recursos suficientes – R$ 500 milhões em caixa – para tocar a obra após a conclusão da fase licitatória.
“O Governo já está com os recursos separados, a construção da ponte não terá problema financeiro. Com uma obra dessa magnitude, as exigências técnicas e de capacidade dos grupos que irão participar são altas. A gente imagina que vai ganhar um grande grupo empresarial ou uma empresa só que não irá trazer problema de atraso”, explicou Deusdete ao programa Hora H, da Rede Mais Rádio.
Cronograma
Deusdete Queiroga revelou cronograma para projeção, licitação, construção e entrega da ponte. Confira:
20 de dezembro – audiência pública para discutir a ponte. Essa é uma exigência pela legislação;
28 de dezembro – publicação do edital para contração das empresas que construirão à obra;
28 de março de 2024 – abertura dos envelopes e anuncio da empresa que venceu a licitação;
Junho de 2024 – início das obras para construção da ponte;
Primeiro trimestre de 2026 – inauguração da ponte.
Veja o projeto do Complexo Rodoviário: