O Secretário Geral da Mesa da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB), Thiago Cavalcanti, realizou neste mês de dezembro uma visita institucional ao Senado Federal, em Brasília. Ele foi recebido pelo Secretário Geral da Mesa do Senado, Gustavo Sabóia, com quem discutiu parcerias e questões relacionadas ao processo legislativo e à tramitação de proposituras nas duas Casas.
Thiago destacou as evoluções que a ALPB passou nos últimos anos, tanto na área legislativa como na administrativa, principalmente com a adoção da tramitação das matérias em formato 100% eletrônico, abandonando o uso do papel, modernizando e aperfeiçoando a comunicação interna e dando mais transparência aos trâmites realizados na Casa Legislativa.
O Secretário da Mesa da ALPB também demonstrou interesse na construção de parcerias entre as duas Casas Legislativas, a fim de gerar uma troca de conhecimentos que beneficiem a ambos os parlamentos. “Temos muito a aprender com o Senado, que é uma referência nacional em termos de legislação e gestão”, afirmou.
Sabóia, por sua vez, afirmou que ficou lisongeado com a visita e fez um resumo de como andam os trabalhos legislativos na Casa de Rui Barbosa. “Aqui no Senado Federal, a mais recente novidade é a apreciação das Emendas Parlamentares por inteligência artificial. Algo que ate no começo do ano utilizamos de forma experimental, mas que agora, após a regulamentação, o seu uso é obrigatório pelos parlamentares que estejam na Relatoria de alguma matéria na Casa”
Sabóia ainda colocou-se à disposição da Assembleia Legislativa da Paraíba para contribuir, no que for possível ao aperfeiçoamento cada vez maior dos trabalhos da Casa de Epitácio Pessoa.
Thiago Cavalcanti considerou a visita como extremamente produtiva: “Avançamos muito nos últimos anos, sob a presidência do deputado Adriano Galdino, mas sempre temos algo a aprender nos Parlamentos Federais, seja no Senado, ou na Câmara dos Deputados e que sempre estão de portas abertas para receberem Assembleias ou Câmaras Municipais de todo o país que queiram desenvolver essa troca de experiências.