Com foco no fortalecimento da economia rural e no apoio direto aos agricultores, a Secretaria de Agricultura de Várzea deu início, nesta segunda-feira (9), aos trabalhos de corte de terras nas comunidades da zona rural do município. A iniciativa está sendo executada de forma organizada e tem como objetivo atender, gratuitamente, todas as localidades rurais.
Além da preparação do solo para o plantio, os produtores também estão sendo contemplados com a entrega de sementes. No total, 184 agricultores que possuem cadastro ativo no programa Garantia-Safra estão aptos a receber o benefício.
Para garantir agilidade e eficiência na execução do serviço, a Prefeitura de Várzea disponibilizará quatro tratores, que irão atuar nas comunidades ao longo do período chuvoso, assegurando o avanço das atividades agrícolas. A primeira localidade atendida é a comunidade Serrotes Preto.
O cronograma de atendimento será ampliado para outras regiões, incluindo o Assentamento São Vicente, Assentamento Novo Horizonte, Quilombo Pitombeira, Guaraú e Rio de Várzea. Comunidades como Caiçaras, Barro Branco e Ipueiras Fundas também estão contempladas no planejamento.
A definição da ordem de atendimento foi realizada por meio de sorteio, conduzido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável. Já as associações comunitárias de Riacho da Cozinha e Rio de Várzea também serão atendidas, porém seguirão um cronograma diferenciado, em razão da disponibilidade de tratores próprios.
Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp
Siga o Poder Paraíba no Instagram.


