Santa Rita
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Santa Rita, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta quarta-feira (25) o I Seminário Municipal de Acolhimento em Família Acolhedora, com o tema “Conhecendo o Família Acolhedora: fortalecendo o papel da comunidade”.

O encontro reuniu representantes de instituições de proteção à infância e adolescência, profissionais da rede socioassistencial, estudantes, autoridades e a população em geral, em um espaço de escuta, aprendizado e mobilização social.

Entre as autoridades presentes estiveram o Prefeito Constitucional de Santa Rita, Jackson Alvino; o Vice-Prefeito, Edinaldo do Edilycia; a Primeira-Dama e Secretária de Assistência Social, Fernanda Alvino; o Vereador David Santana, representando a Câmara Municipal de Santa Rita; a Juíza Dra. Maria dos Remédios Pordeus, representando o Poder Judiciário; a Promotora da Infância e Juventude de Santa Rita, Dra. Márcia Betânia Casado e Silva Vieira; a Coordenadora Estadual do Programa Família Acolhedora, Deborah Santos; e a Coordenadora Municipal do Programa Família Acolhedora, Andrea Alessandra Caetano.

A programação contou com palestras, rodas de conversa e depoimentos de profissionais que atuam diretamente com o acolhimento social. Instituições como o Conselho Tutelar, Ministério Público, CREAS, CRAS, ONGs e projetos sociais parceiros estiveram presentes e contribuíram com o debate.

Para a secretária de Assistência Social, Fernanda Alvino, o seminário representa um marco na política de acolhimento da cidade: “Esse seminário é mais do que um encontro técnico, é uma convocação à sociedade para olharmos com mais empatia e responsabilidade para nossas crianças e adolescentes. O acolhimento em família é uma alternativa humanizada e necessária, e precisamos fortalecer esse serviço junto à comunidade”, destacou.

O Serviço Família Acolhedora é uma modalidade de acolhimento que oferece, temporariamente, um lar seguro para crianças e adolescentes afastados da família de origem por medida protetiva. As famílias acolhedoras passam por cadastro, capacitação e acompanhamento da equipe técnica da Assistência Social, assumindo a missão de garantir cuidado, proteção e convivência comunitária até o retorno ao lar de origem ou encaminhamento para outra forma de acolhimento definitivo.

 

➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp

📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.