Na imagem, o prefeito Zezé e o vice, Chicão apresentam Henry Lira como pré-candidato; nas outras imagens, Dr. Galileu e lideranças do Grupo Bento de Morais

Uma matéria publicada pelo site Brejo News e replicada pelo blog do jornalista Gutemberg Cardoso, este final de semana, foi compartilhado ao extremo nas últimas horas em vários grupos de mensagens do aplicativo WhatsApp. O conteúdo mostra o atual cenário político-eleitoral no município de Santa Luzia. Mas, na verdade, a comentada postagem não trouxe novidade alguma para a população da principal cidade do Vale do Sabugi.

A matéria reproduz  a informação do Poder Paraíba e que o atual secretário municipal de Gestão Pública da Prefeitura de Santa Luzia, Henry Lira (Republicanos), foi o nome escolhido pelo atual prefeito José Alexandre (Zezé), sob a concordância do vice-prefeito Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega (Chicão), como pré-candidato do grupo de situação para concorrer à Prefeitura de Santa Luzia nas eleições de 2024.

É bom lembrar que Chicão era o nome de consenso no grupo para concorrer ao mandato de prefeito, mas declinou da possibilidade nos últimos dias, ficando com a responsabilidade de indicar o pré-candidato a vice-prefeito.

A matéria ainda afirma que o médico cardiologista Dr. Galileu Machado (Sem partido), dissidente do Grupo do prefeito Zezé, é o nome da vez para concorrer pela oposição, com apoio direto do tradicional grupo político Bento de Morais, que governou a cidade por mais de 40 anos, saindo após derrota sofrida para Zezé, no pleito de 2016, reeditada na reeleição do atual gestor em 2020, com uma diferença histórica de 2.232 votos.

Aliás, essa provável união de forças entre Dr. Galileu e o Grupo Bento de Morais era algo até recentemente inimaginável por grande parte da população santa-luziense. O motivo? Os laços familiares de ambas as partes que historicamente nunca se alinharam nas disputas políticas do município.

Leia também: Prefeito Zezé e vice-prefeito Chicão confirmam o secretário Henry Lira como pré-candidato à Prefeitura de Santa Luzia, nas eleições de 2024

UMA CORREÇÃO

A matéria replicada por Gutemberg Cardoso diz que Galileu rompeu com o prefeito Zezé porque “deu palanque ao filho de Cícero Lucena, Mersinho Lucena, em Santa Luzia, nas eleições de 2022”.

Na verdade, Dr. Galileu rompeu com o prefeito Zezé porque decidiu não apoiar a candidatura do jovem Alexandre de Zezé (Republicanos) para deputado estadual, que está atualmente no exercício do mandato na Assembleia Legislativa.

Na época, o médico, junto com vereador Galvincio (MDB), deixaram de votar em um candidato natural de Santa Luzia para apoiar a candidatura do deputado estadual Júnior Araújo (PSB), que apesar de laços familiares com a cidade, é natural de Cajazeiras.

Dr. Galileu com Júnior Araújo e Mersinho Lucena em carreata na cidade de Santa Luzia – Foto: Reprodução /Redes Sociais