O deputado federal paraibano, Aguinaldo Ribeiro (PP), que ocupa a relatoria da pauta da reforma tributária no Congresso Nacional apresentará a sua proposta para o tema aos governadores nordestinos durante a Assembleia do Consórcio Nordeste na Paraíba, nesta sexta-feira (28). Além de Aguinaldo o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também estará no evento.
Leia mais: Lula define prazo para assinar MP que institui salário mínimo de R$ 1320
Aguinaldo falou com a imprensa antes de entrar no evento e se disse alinhado ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que busca a aprovação do tema no Senado Federal ainda no primeiro semestre deste ano. “Até o dia 16, final do mês vamos apresentar no grupo do trabalho o nosso relatório para termos um calendário de votação. Se Deus quiser nós faremos no fim do primeiro semestre a votação na Câmara dos Deputados nos dois turnos”, afirmou.
O deputado descartou a possibilidade de que a pauta seja politizada no Congresso Nacional. Aguinaldo indicou que a pauta gerará paridade de impostos perante rendimentos. “ Não haverá essa politização, fazendo com quem ganha menos possa pagar menos e quem ganha mais possa pagar mais”, disse o deputado.
Compensação
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) também se pronunciou sobre o tema e defendeu que a pauta prossiga. Segundo João, o ideal é que o Congresso aprove uma Reforma Tributária que também apresente compensação às perdas dos estados.
“O que nós queremos é que a reforma tributária venha para ser justa, para que efetivamente todo mundo pague os seus impostos, que haja verdadeiramente o envolvimento de toda a sociedade para que segmentos que se aproveitam de uma legislação que é relativamente frágil possam ser incluídas nesse processo”, definiu.
Confira: Governadores, ministros e parlamentares se reúnem em Assembleia do Consórcio Nordeste em João Pessoa