As equipes das secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Campina Grande, se reuniram, na tarde desta quinta-feira, 4, com representantes da Associação das Quadrilhas Juninas (Asquaju), reafirmar a parceria com vistas às apresentações durante O Maior São João do Mundo 2024. Na pauta, também esteve a ajuda financeira às agremiações juninas.
A reunião resultou em uma maior abertura da Prefeitura com a entidade representativa das quadrilhas juninas, no tocante às políticas culturais no município, bem como a realização d’O Maior São João do Mundo, incluindo o aporte destinado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo, no valor de R$ 500 mil para as quadrilhas e grupos folclóricos.
A presidente Asquaju-CG, Maricélia Marques, definiu o encontro como decisivo e definitivo para um relacionamento ainda melhor entre as partes. “Tivemos as nossas respostas, foi uma conversa maravilhosa. Sabíamos que o secretário Ronaldo Cunha Lima Filho tem um grande carinho e que caminha junto conosco e eu sei que ele quer o bem das quadrilhas. Assim como também a secretária Tâmela Fama, que é uma mulher que tem um carinho pela cultura”, disse.
Os ajustes também foram destacados pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Tâmela Fama. A gestora pontuou o empenho da Prefeitura para atender às demandas dos quadrilheiros e o comprometimento em buscar maior celeridade no repasse. “A reunião foi bastante proveitosa, com muitos encaminhamentos. Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Cultura e Asquaju chegaram a um denominador comum. Entendemos as dores, entendemos o que eles precisam. Eles precisam de uma definição de datas dos repasses mas, sobre isso, o secretário Ronaldo Cunha Lima Filho garantiu todo o empenho para que na semana que vem, após dialogar com o senador Veneziano Vital do Rêgo, ele já possa trazer uma previsão. O que posso garantir também é que tudo o que pode ser feito, diálogo, alinhamento, está sendo feito por parte da gestão e nós estamos à disposição de todos eles para o que precisarem”, ponderou.
A importância da reunião também foi destacada pelo secretário de Cultura, Ronaldo Cunha Lima Filho, que enfatizou a importância das quadrilhas juninas para a cultura de Campina, da Paraíba e do Brasil. Durante suas falas, ele também defendeu o compromisso da Prefeitura em atender, o mais breve possível, o principal pedido dos representantes das juninas: uma data definida para o aporte financeiro.
“Foi um diálogo franco e aberto. A Prefeitura de Campina Grande não medirá esforços para que tudo saia conforme o planejado e as quadrilhas juninas, bem como os grupos folclóricos, possam abrilhantar ainda mais O Maior São João do Mundo”, destacou o gestor.