Com aumento do número de casos em todo o país, extensão dá dicas de prevenção - Foto: © nuzeee/Pixabay
Com aumento do número de casos em todo o país, extensão dá dicas de prevenção - Foto: © nuzeee/Pixabay

O projeto de extensão “Educação popular-Mosquitoscience: conhecendo e combatendo os mosquitos transmissores de doenças”, do Centro de Biotecnologia (CBiotec), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), publicou no Instagram, algumas dicas de prevenção e cuidado contra a proliferação da dengue.

As dicas incluem: evitar água parada, pois esses ambientes são ideais para a reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, além de limpar, com frequência, as calhas da residência, para evitar o bloqueio da passagem de água.

Trocar sempre que possível a água dos animais de estimação, já que além de impedir a concentração de água parada, também garante uma melhor qualidade de vida para os pets. Manter pneus em lugares cobertos, garrafas viradas para baixo e utilizar repelentes corporais são outras dicas do projeto.

Esses cuidados são essenciais para combater o mosquito transmissor da dengue e evitar a propagação da doença, trabalho que já é realizado pela extensão, que atua na transmissão de informações sobre mosquitos vetores de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya para a população de João Pessoa.

O projeto é uma iniciativa do Laboratório de Biotecnologia Aplicada a Parasitas e Vetores (Lapavet), associado ao Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP-UFPB), coordenado pela Profa. Fabíola Nunes, do CBiotec, juntamente com alunos, bolsistas e voluntários, do curso de Biotecnologia.