Presidente do TJPB empossa juízes definitivos de 2º Grau de Jurisdição e entrega reformas do Fórum de Mangabeira
Solenidade de posse dos juízes substitutos de 2° Grau - Foto: Ednaldo Araújo / TJPB

Em uma solenidade inédita no Poder Judiciário estadual, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador João Benedito da Silva, empossou três juízes substitutos definitivos de 2º Grau de Jurisdição. Na tarde desta quinta-feira (30), quando o presidente também entregou as adequações do Fórum Regional de Mangabeira, foram empossados os magistrados Carlos Antônio Sarmento, Inácio Jairo Queiroz de Albuquerque e Vandemberg de Freitas Rocha, que irão atuar nos gabinetes de origem dos desembargadores da nova Mesa Diretora, para o biênio 2025/2026.

O evento foi prestigiado por magistrados (as) e servidores (as). Entre os presentes estavam a vice-presidente do TJPB, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes; o corregedor-geral de Justiça, Carlos Martins Beltrão Filho; o próximo presidente do Tribunal, desembargador Fred Coutinho; o próximo vice-presidente, João Batista Barbosa; e os desembargadores Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, Wolfram da Cunha Ramos, Túlia Gomes de Souza Neves, Carlos Eduardo Leite Lisboa, Lilian Frassinetti Correia Cananéa, Horácio Ferreira de Melo Júnior e Anna Carla Lopes Correia Lima de Freitas.

“Aproveitei essa verdadeira festa, que foi a entrega da reforma do Fórum de Mangabeira, para dar posse aos novos colegas, que na próxima segunda-feira (3), assumirão seus gabinetes. Desejo muito sucesso e sabedoria nessa nova missão dentro da magistratura”, comentou João Benedito da Silva. A escolha dos magistrados aconteceu em sessão administrativa do Tribunal Pleno na quarta-feira (29). Na oportunidade, o presidente disse que a criação dos cargos surgiu para resolver uma deficiência histórica. “Quando os membros da Mesa Diretora eram eleitos, seus gabinetes ficavam inativos, reduzindo a capacidade operacional do Tribunal”, disse.

Para o próximo presidente do TJPB, Fred Coutinho, a gestão do desembargador João Benedito foi uma das melhores e maiores da história do Poder Judiciário estadual. “Foram dois anos de muitas conquistas, como essas de hoje. Vamos dar continuidade a esse brilhante trabalho, com a missão de avançarmos ainda mais, tanto na estrutura física do Tribunal, como na área humana”, adiantou.

Um dos juízes empossados, Carlos Sarmento, tem 36 anos de magistratura. Para ele, “é mais um ciclo na vida a ser vencido, agora juiz substituto definitivo de 2º Grau. Fico muito contente, agradecido e certo da responsabilidade de compor o Tribunal de Justiça da Paraíba”, destacou.

Já Inácio Jario Queiroz de Albuquerque afirmou que é gratificante assumir um cargo de tamanha envergadura. “Para mim, é uma honra muito grande e uma glória poder exercer por dois anos o gabinete da Vice-presidência. Passamos a ser juizes substitutos de 2º Grau de entrância final. Então, é um cargo permanente, e não a situação de juiz convocado”, explicou.

Por sua vez, Vandemberg Freitas Rocha disse estar certo da responsabilidade. “Estou muito contente por tomar posse como juiz substituto definitivo, depois de 37 anos de carreira. Vou contribuir para que os processos fluam e entregar uma Justiça no tempo mais rápido. Vim para colaborar”, disse.

Inauguração da reforma do Fórum de Mangabeira – Foto: Ednaldo Araújo / TJPB

Fórum de Mangabeira

Logo que deu posse aos três juízes, o presidente do TJPB fez a entrega das melhorias e adequações do Fórum Regional de Mangabeira. “Hoje, nosso Fórum é o único na Paraíba e talvez no Brasil que funciona, em um mesmo ambiente, o 1º e 2º graus do Poder Judiciário estadual. A população de Mangabeira e bairros adjacentes só faz crescer e o Judiciário tem que acompanhar esse crescimento”, comentou o diretor do Fórum de Mangabeira, Fernando Brasilino.

De acordo com a gerente de Apoio Operacional do Tribunal, Liana Urquiza, a realização deste projeto de adequação foi um grande desafio. “A reforma teve início em julho do ano passado e, com muito esforço, conseguimos concluir as obras e entregar o espaço no final de outubro. Foram meses de trabalho intensivo”, informou.

Durante esse período, segundo a gerente, foram construídos 10 gabinetes para desembargadores, revitalizado todo o Fórum e uma sala para motoristas, além de um espaço de descanso para a equipe de serviços gerais.

+ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp