‘Acorda João Pedro’: Várzea celebra a cultura nordestina com café junino e tradição

Já dizia a música “mês de julho chegou, o dia clareou e veio o nosso amor, que se transformou em uma linda fogueira, e nessa brincadeira é dia de festa”. E foi com esse clima de festa que a a população de Várzea acordou nas primeiras horas desta terça-feira (1º) para celebrar a chegada de julho, o mês mais esperado do ano. O momento foi promovido pela Prefeitura Municipal como parte das ações em divulgação do João Pedro 2025, principal festa junina fora de época, celebrada na cidade.

Embaixo do palhoção do povo, que em alguns dias receberá forrozeiros e turistas, os servidores públicos, autoridades e população se confraternizaram com um animado café junino, repleto de muitas comidas típicas, apresentação de quadrilha junina e forró. O momento contou com a integração de todas as secretarias da gestão municipal e os grupos sociais atendidos pelo Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Ao destacar o momento como uma oportunidade de inclusão e valorização da cultura, o prefeito de Várzea, Paulo Nóbrega, enalteceu a tradição do festejo junino e disse que a expectativa é de confraternização entre às famílias. “O momento é de inclusão e a gestão pensou em promover esse café junino, que chamamos de acorda João Pedro, para celebrar a chegada do mês de julho e reforçar ainda mais a identidade cultural do nosso principal evento. O João Pedro de Várzea tem 41 anos de história e é reconhecido como uma das festas mais antigas de nosso estado. Estamos felizes pelo sucesso dessa confraternização ao lado da população”, disse.

Também esteve presente no café junino nesta manhã, vice-prefeito de Várzea, Paulo Nóbrega, o presidente da Câmara Municipal, Francisco Lindeildo, além dos vereadores Carlos Antônio, José Zimar, Getúlio Hermínio e João Victor.

Acorda João Pedro

A idealização do momento teve como propósito mobilizar a população e proporcionar um momento de inclusão social, reforçando a valorização da cultura local na divulgação do João Pedro 2025.

Com o tema “Resgatando as tradições”, os shows artísticos da programação acontecem entre os dias 10 e 13 de julho. A abertura da festa, que é uma das mais tradicionais do interior da Paraíba, vai acontecer na quinta-feira (10) com uma noite dedicada à fé e espiritualidade, trazendo as apresentações de Alice Maciel e do Grupo Verbo da Vida. A noite religiosa é uma das novidades da edição 2025.

Entre as atrações estão os cantores Jorge de Altinho, Vicente Nery, Michele Andrade, Júnior Vianna, Edyr Vaqueiro, Guilherme Ferri, Rodolfo Lopes, Myra Maia, Fabiana Souto e a Banda Cavalo de Pau.