Prefeito de Pombal desmente apoio anunciado a Efraim Filho e diz que grupo ainda não definiu aliança para 2026
Galego da Gavel negou o apoio consolidado à pré-candidatura de Efraim Filho ao Governo do Estado

O prefeito de Pombal, Claudenildo Alencar (Republicanos), conhecido como Galego da Gávea, rebateu publicamente nesta segunda-feira (28) a declaração do senador Efraim Filho (União Brasil), que havia anunciado o suposto apoio do grupo político pombalense à sua pré-candidatura ao Governo da Paraíba em 2026.

Em entrevista à Rádio Liberdade FM, durante o programa Liberdade Notícias, Galego negou qualquer definição de apoio e afirmou que a interpretação divulgada por Efraim nas redes sociais não corresponde à realidade. “Sentar e conversar, às vezes numa brincadeira, não é selar apoio”, disparou o prefeito, colocando em xeque a narrativa do senador.

Na última sexta-feira (25), Efraim publicou fervorosamente em suas redes sociais que teria recebido o apoio do prefeito, do vice-prefeito Silvânio do Ó, do ex-prefeito Verissinho e de todo o grupo de vereadores da cidade. A postagem foi feita após a participação do senador nas comemorações dos 327 anos de Pombal, ocasião em que ele apareceu em fotos ao lado das principais lideranças locais.

“Esse gesto renova a aliança que já foi um sucesso em 2022. Agora, seguimos juntos por um novo desafio: construir uma Paraíba mais justa, forte e que olhe para todos, principalmente para os que mais precisam”, escreveu Efraim, na legenda da publicação.

Apesar de reconhecer o apoio parlamentar de Efraim ao município por meio de recursos e emendas, o prefeito Galego deixou claro que o grupo político local “ainda não definiu posição sobre a sucessão estadual”. Segundo ele, qualquer decisão passará por deliberação coletiva e, sobretudo, pela liderança do deputado federal Hugo Motta (Republicanos).

“No nosso grupo, decidimos as coisas todos reunidos com os vereadores, Verissinho e, principalmente, com o deputado Hugo Motta”, reforçou o prefeito, destacando que a palavra final dependerá da orientação do líder partidário.

Nos bastidores, há informações de que o grupo comandado por Hugo Motta articula a possível candidatura de Nabor Wanderley (Republicanos), atual prefeito de Patos, ao Senado Federal. A chapa, segundo fontes, teria o apoio do governador João Azevêdo (PSB), o que poderia contrariar os planos do senador Efraim, que tenta consolidar alianças para viabilizar sua candidatura ao Palácio da Redenção.

➡️ Siga o Poder Paraíba e saiba o que rola nos bastidores da política.

Confira o depoimento do prefeito: