Uma operação deflagrada na última quinta-feira (9), na cidade de São Bento, efetuou a prisão de traficante que operacionalizava a distribuição de drogas nos Estados da Paraíba e Ceará, identificado pela alcunha de “Galeguinho”. Ele é acusado de ser integrante do tráfico internacional de entorpecentes e estava foragido desde abordagem policial realizada no Estado do Mato Grosso, quando foram apreendidos 210kg de cocaína, proveniente da Bolívia.
A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco-PB) em parceria com o Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE), DHE e DRF de Patos, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com o delgado André Macedo, da Draco-PB, o suspeito estava transportando a cocaína em um caminhão na cidade de Campo Verde, no Estado do Mato Grosso, no mês de maio, quando foi abordado pela polícia, mas conseguiu fugir. A droga que o homem, estava escondida embaixo de uma carga de mudança e de madeira, contendo 197 tabletes de cocaína.
Ainda segundo o delegado, o homem conseguiu escapar da abordagem anterior e, desde então, ele estava sendo procurado pela polícia, por ser considerado foragido e ter um mandado de prisão em aberto por tráfico internacional de drogas.
“Ele conseguiu escapar de uma abordagem no Estado do Mato Grosso, onde foram apreendidos mais de 200 quilos de cocaína, que gerou um prejuízo de cerca de R$ 35 milhões ao tráfico de drogas”, explicou o delegado.
Após denúncias, os policiais conseguiam localizar o suspeito, que estava em São Bento. Toda a droga encontrada com ele foi apreendida pela PRF em Campo Verde, ainda no mês de maio. Um outro homem também foi preso, e uma pistola foi encontrada com “Galeguinho” e apreendida.
Além disso, as investigações da polícia apontam que a droga teria como destino os estados da Paraíba e também o Ceará e eram oriundas da Bolívia.