O Índice de Qualidade do Ar (AQI, na sigla em inglês), maior plataforma gratuita de informações sobre as condições do ar em todo o mundo, registrou na última sexta-feira (13) João Pessoa e Natal(RN) empatadas com a melhor qualidade do ar do Brasil entre as capitais brasileiras com AQI igual a 10. A metodologia que gera os dados foi desenvolvida em 1976 nos Estados Unidos e serve de referência na comparação da qualidade do ar ao redor do globo. O índice vai de 0 a 500. Quanto maior o número, pior a qualidade do ar naquela região.
Pelos critérios do ranking, entre 0 e 50, a qualidade do ar é considerada satisfatória e a poluição atmosférica representa pouco ou nenhum risco. Nessa faixa, estão sete capitais: além de Natal e João Pessoa, estão Fortaleza (CE), Recife (PE), Brasília (DF), Palmas (TO) e Macapá (AP).
A aferição demonstra que os cuidados e medidas que a administração municipal tem adotado na área ambiental tem colaborado para, cada vez mais, os pessoenses e seus visitantes contarem com uma melhor qualidade de vida. O compromisso da gestão municipal com o meio ambiente, promove ações como substituição de lâmpadas comuns por LED, o plantio de árvores por toda a cidade, a construção de parques lineares em áreas urbanas da cidade, uso de carros elétricos pela gestão e em breve novos ônibus elétricos estarão fazendo o transporte de passageiros na cidade, numa renovação de frota menos poluente.
A substituição dos ônibus que fazem o transporte coletivo, com um motor Euro 6, já significa um grande passo com uma redução em 80% na emissão de óxido de nitrogênio e em 50% a emissão de material particulado.
No início deste ano, a Prefeitura entregou carros elétricos novos, não poluentes e com eficiência energética, para serem utilizados pela área administrativa da Secretaria de Meio Ambiente. A pretensão é de que toda a frota da Prefeitura seja formada apenas por carros elétricos num futuro próximo.
Numa parceria com a sociedade, a Prefeitura também desenvolve sua política de arborização urbana, responsável pelo plantio de mais de 88 mil árvores desde o início de 2021. Para 2024, a previsão é plantar 12 mil árvores e chegar a um total de 100 mil árvores plantadas em áreas degradadas, passeio público (calçadas), parques e praças, escolas públicas e Creis, eventos/doações.
Na ação de pavimentação de ruas com padronização e acessibilidade, a Prefeitura também ouve os moradores, para saber quem deseja receber o plantio em sua calçada. Com a aceitação, a Semam realiza o plantio. Os moradores também podem solicitar o plantio de árvores em suas ruas, pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, ferramenta que possibilita o acesso aos serviços da Prefeitura pelo celular.
De caráter itinerante, a administração municipal realiza o projeto Espaço Muda Pro Futuro, voltado à distribuição de mudas nativas produzidas no viveiro municipal e de informações socioeducativas à população sobre o papel da arborização urbana do município.
A Prefeitura avançou, também, no uso de novas tecnologias para proteção e preservação do meio ambiente. A Gestão Ambiental 4.0 utiliza tecnologia e programas de monitoramento via satélite de áreas verdes com georreferenciamento, além de tecnologia e programas com georreferenciamento para realização de inventário (qualiquantitativo) arbóreo com perfil interativo com a população.
Na área ambiental, prevê ainda a implantação, melhoramento e intervenções nos parques: Parque intermunicipal do Mangue (João Pessoa- Cabedelo); Parque do Roger; Parque da Cidade; Parque Augusto dos Anjos; Parque Cabo Branco; Parque linear Hilton Souto Maior; Parque linear Juscelino Kubitschek; Parque linear Valentina; Parque linear das Três Ruas e o Parque Arruda Câmara.