
O ex-deputado federal Pedro Cunha Lima assume, nesta segunda-feira (28), a presidência estadual do Partido Social Democrático (PSD) na Paraíba. A oficialização ocorrerá durante a convenção do partido, marcada para às 11h, na sede da Asplan, em João Pessoa.
A mudança marca uma nova fase para o partido no estado, que era liderado pela senadora Daniella Ribeiro. Ela se desfiliou recentemente e retornou ao Progressistas (PP), abrindo caminho para a chegada de Pedro e de seu pai, o ex-governador Cássio Cunha Lima, ambos vindos do PSDB.
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, participará do evento e deve anunciar Pedro Cunha Lima como pré-candidato da legenda ao governo da Paraíba nas eleições de 2026. A movimentação reforça o projeto da oposição de voltar ao comando do estado, apoiando-se no desempenho expressivo de Pedro na eleição de 2022.
Naquele pleito, ainda pelo PSDB, Pedro chegou ao segundo turno contra o governador João Azevêdo (PSB), obtendo mais de 1,1 milhão de votos, o equivalente a 47,49% da votação válida. Ele foi o candidato mais votado em 53 municípios paraibanos.
+ ✅ Receba todas as notícias do Portal Poder Paraíba no WhatsApp
A nova composição da executiva estadual do PSD será apresentada durante a convenção. Além de Pedro na presidência, a direção contará com Julyana Soares Ribeiro e Janaína Silva Araújo como vice-presidentes. Matheus França Costa de Almeida assume a secretaria-geral, e os cargos de tesouraria ficam com Dawan Lincoln de Sousa Alves (primeiro-tesoureiro) e Fábio Araújo Viana (segundo-tesoureiro). Joel Moura Filho completa a chapa como vogal.
A reestruturação do partido na Paraíba sinaliza uma reorganização estratégica do PSD para as eleições de 2026, sob a liderança de um dos nomes mais tradicionais da política paraibana.
Leia mais sobre a chegada de Pedro ao PSD:
- Com aval de Gilberto Kassab, PSD deve trocar o comando na Paraíba: Pedro Cunha Lima assume, e Daniella Ribeiro sai
- + Novo partido: Pedro Cunha Lima confirma negociações para assumir o comando do PSD na Paraíba