Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta quinta-feira (16), durante a sessão itinerante realizada em Sousa, um projeto indicativo do deputado Luciano Cartaxo
Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta quinta-feira (16), durante a sessão itinerante realizada em Sousa, um projeto indicativo do deputado Luciano Cartaxo

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta quinta-feira (16), durante a sessão itinerante realizada em Sousa, um projeto indicativo do deputado Luciano Cartaxo (PT) que institui o “Passaporte Paraíba”, um documento não oficial destinado a fomentar e promover o turismo no estado.

A proposta, de caráter turístico, cultural e educativo, possibilita ao Governo do Estado criar um “passaporte turístico”. Trata-se de um livreto no qual os visitantes poderiam registrar suas visitas aos principais atrativos turísticos da Paraíba. Por exemplo, ao conhecer o Centro Histórico de João Pessoa, o turista poderia carimbar o passaporte, comprovando sua passagem pelo local. O mesmo poderia ser feito em outros pontos, como o Lajedo de Pai Mateus, o Pico do Jabre ou o Vale dos Dinossauros. A ideia é que cada destino turístico tenha um carimbo exclusivo, que seria colocado no livreto ilustrado. Toda vez que o turista retornasse ao estado, poderia buscar novos locais para completar seu passaporte.

Segundo Cartaxo, a iniciativa busca valorizar o patrimônio histórico, cultural, natural e gastronômico da Paraíba, além de estimular o turismo interno e gerar renda para as comunidades locais. “O Passaporte Paraíba é uma oportunidade de redescobrir nosso estado, reconhecendo nossas riquezas e promovendo o turismo como instrumento de desenvolvimento econômico e fortalecimento da identidade cultural. Além dos espaços para carimbos, o passaporte traria informações sobre os principais pontos turísticos e a história do estado”, explicou o deputado.

O parlamentar ressaltou que a ideia se inspira em um modelo bem-sucedido de Pernambuco, onde um programa similar se tornou popular entre os turistas e ajudou a aumentar o fluxo de visitantes em diversas regiões. “É uma forma de o turista criar vínculos com nosso estado e levar para casa um registro de suas experiências na Paraíba”, acrescentou Cartaxo.

Se implementado pelo Governo do Estado, o “Passaporte Paraíba” seria distribuído gratuitamente em Centros de Atendimento ao Turista (CATs), aeroportos, rodoviárias e outros pontos credenciados pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Também estão previstas parcerias com entidades como Fecomercio e Abrasel, para oferecer incentivos a turistas que completarem o passaporte, estimulando igualmente o setor de bares e restaurantes do estado.

➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp

📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.