A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Planejamento, será homenageada na noite desta sexta-feira (19) com a Premiação IAB.PB 2025, concedida pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento da Paraíba (IAB-PB). O reconhecimento foi atribuído ao projeto de requalificação do Parque Evaldo Cruz (Açude Novo), selecionado como um dos destaques em arquitetura e urbanismo no estado.
A proposta foi vencedora na categoria Urbanismo, Planejamento e Cidades, superando projetos de iniciativa pública e privada. A comissão avaliadora levou em consideração critérios como qualidade técnica e estética, inovação conceitual e metodológica, inserção territorial, impacto sociocultural, relevância pública e contribuição ao debate contemporâneo da arquitetura e do urbanismo no Brasil.
Com a premiação em nível estadual, o projeto seguirá agora para a etapa nacional do concurso, cuja realização está prevista para janeiro de 2026. Para o arquiteto e urbanista Gabriel Leodegário, presidente do IAB-PB, a intervenção no Açude Novo representa um avanço significativo para Campina Grande e reafirma o papel social do urbanismo.
“Do ponto de vista do projeto, trata-se de uma proposta alinhada a conceitos contemporâneos de desenho urbano, que respeita a memória e os usos originais do espaço, ao mesmo tempo em que responde às demandas atuais da população, como a implantação de uma pista de caminhada. A iniciativa dialoga de forma sensível com o território. Premiações como essa ampliam a visibilidade da produção arquitetônica e urbanística da Paraíba e evidenciam a qualidade dos profissionais do estado diante das particularidades da nossa realidade”, destacou.
Um dos autores do projeto é o secretário executivo de Planejamento, Túlio Duda Feitosa Paz, que ressaltou o reconhecimento como reflexo da forma como o planejamento urbano vem sendo conduzido no município.
“O urbanismo de Campina Grande tem como princípio devolver os espaços públicos às pessoas, recuperando áreas antes degradadas por meio de projetos qualificados e da escuta da população. A requalificação do Parque Evaldo Cruz resgata a identidade histórica do local, reintegrando usos originais, como a presença das crianças, valorizando o desenho do obelisco projetado por Renato Azevedo e conectando o Açude Novo ao Parque do Povo por meio da nova ponte. Isso amplia os espaços para eventos e contribui para uma ocupação mais humanizada, com soluções como escadarias que minimizam o impacto visual do desnível entre o parque e a Rua Lino Gomes da Silva”, explicou.
Também integraram a equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto os arquitetos Aida Paula Pontes de Aquino, Beatriz Souza dos Santos, Jhonnathas Rubens Lima Marinho, Francivanio Vieira Santana, Gabriel Buarque Montenegro e Marina da Silva Zimmermann.
A Premiação IAB é realizada a cada dois anos e, nesta edição de 2025, celebra os 45 anos de atuação do IAB na Paraíba, reconhecendo iniciativas que contribuem para o fortalecimento da arquitetura e do urbanismo no estado.
➕ ✅Clique aqui para seguir o canal Poder Paraíba no WhatsApp
📷 Siga o Poder Paraíba no Instagram.




